A Globo voltou a censurar uma cena de beijo entre duas mulheres uma semana após cortar uma sequência romântica entre Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves) em Vai na Fé. Exibida na terça-feira (16), a versão para televisão aberta da série Aruanas cortou boa parte do momento em que Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) dão um beijo. Na versão original da produção, disponível na plataforma Globoplay, a cena dura aproximadamente 10 segundos. Na emissora, o momento foi cortado assim que as personagens encostaram os lábios.
O que você precisa saber
- Uma semana depois de suprimir um beijo entre duas mulheres em Vai na Fé, a Globo voltou a censurar a sua própria dramaturgia;
- A líder de audiência sumiu com o momento em que Olga e Ivona se beijam em Aruanas, mas a cena está disponível no Globoplay;
- O canal diz que o seriado foi “adaptado à TV aberta” e não explicou porque decidiu cortar a demonstração homoafetiva da trama.
Na cena censurada de Aruanas, Olga e Ivona se encontram em uma galeria de arte e se beijaram fortemente. Ex-namoradas, a personagem ativista ambiental vivida por Elisa Volpatto já havia aparecido na segunda temporada da série para abalar a vida de Olga. Nos próximos episódios, o romance entre as duas vai ficar ainda mais intenso. No entanto, a Globo decidiu mostrar apenas o momento em que elas levemente encostam os lábios. Assim como aconteceu no folhetim das 19h, o corte foi brusco e, depois, a personagem de Camila Pitanga já aparece deixando a exposição. Procurada, a Comunicação da Globo enviou a seguinte nota: “A TV Globo exibe Aruanas 2 em uma edição adaptada à TV aberta. A versão original da obra está disponível no Globoplay”.
Leia mais: Personagem queridinho de Totalmente Demais volta para Vai na Fé
Leia mais: Cantor Bruno pede perdão para repórter da RedeTV! após ser acusado de transfobia
Na última quarta (10), a decisão da Globo de censurar uma cena de beijo entre as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) no capítulo 99 de Vai na Fé foi lamentada pela equipe da novela. De acordo com informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, os envolvidos na produção foram avisados com antecedência e ouviram que a justificativa da direção do canal para fazer o corte se tratava de “um cuidado maior” com a trama.
Outras sequências de beijo lésbico estão previstas para Vai na Fé. Theo (Emilio Dantas) terminará o casamento com Clara, que então começará a frequentar a casa de Helena e começará o romance. Nas redes sociais, o público tem festejado o casal. Na quinta-feira (11), a hashtag Queremos beijo Clarena ficou entre os assuntos mais comentados de um microblog após o corte. A cena de beijo que foi censurada havia sido divulgada pela própria Globo nos resumos do folhetim. A Comunicação da emissora enviou a seguinte nota sobre o corte do beijo de Clara e Helena em Vai na Fé: “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”.