A novela Mulheres de Areia (1993) é um dos grandes sucessos da dramaturgia brasileira e foi escalada para ser a substituta de Chocolate com Pimenta (2003) nas tardes da Globo. A trama criada por Ivani Ribeiro completou 30 anos recentemente e foi um um remake mixado de duas novelas da própria autora: Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977). Há alguns meses, Gloria Pires chegou a comemorar o aniversário da atração com um vídeo nas redes sociais.
O que você precisa saber
- Substituta de Chocolate com Pimenta, Mulheres de Areia voltará ao ar 30 anos depois de sua estreia original;
- A trama protagonizada por Gloria Pires é um clássico baseado em outros dois folhetins de Ivani Ribeiro;
- “Há 30 anos estreava um dos projetos mais inesquecíveis da minha carreira. A Ruthinha é boa! A Raquel é má!“, relembrou a atriz.
A novela contou com a colaboração de Solange Castro Neves e direção de Carlos Magalhães, Ignácio Coqueiro e Wolf Maya, também diretor geral. “Há 30 anos estreava um dos projetos mais inesquecíveis da minha carreira! Obrigada equipe e elenco, saudades. A Ruthinha é boa! A Raquel é má!”, escreveu Gloria Pires.
Nos comentários da publicação da atriz, muitos colegas parabenizaram pelo trabalho. “Que delícia ter feito parte desta novela tão especial e trabalhar com você foi uma honra! Parabéns Mulheres de Areia e toda a equipe. Você como sempre nos brindou com o seu enorme talento!”, afirmou Thaís Campos, que interpretou Arlete Assunção.
Leia mais: Maria Beltrão revela momento dilacerante na GloboNews: “Não sabia o que fazer”
Leia mais: Osmar Prado deixa elenco de novela da Globo após impasse salarial com a emissora
“Nós mesmo 30 anos depois ainda conseguimos diferenciar só pelas imagens, sem som, quem é a Raquel e quem é Ruth. Você é a maior e melhor atriz deste país. Essa novela é um dos maiores clássicos da televisão brasileira”, afirmou um fã da artista. “30 anos… Parece que foi ontem. Esse clássico nunca fica velho!”, escreveu um seguidor.
A trama foi escolhida para substituir Chocolate com Pimenta e conta a história da jovem Ruth (Gloria Pires) que volta a morar com os pais, o casal de pescadores Isaura e Floriano, e com sua irmã gêmea, Raquel, na fictícia Pontal D’Areia, cidadezinha do litoral fluminense. Ruth e Raquel, apesar de fisicamente idênticas, têm personalidades totalmente opostas. Ruth é doce, calma, humilde e possui um bom coração, mas Raquel é egoísta, ambiciosa e maldosa.
Raquel finge ser Ruth para conquistar o jovem empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que a irmã conheceu a caminho de Pontal. Mesmo apaixonado por Ruth, Marcos acaba envolvido pelo charme e sensualidade de Raquel, e acaba casando-se com ela, para o sofrimento de Ruth, que se sente traída por ambos. A união não impede que Raquel continue a se encontrar às escondidas com o malandro e mau-caráter Wanderley, seu amante e cúmplice.