O SBT, através de um comunicado de sua assessoria de imprensa e de chamadas exibidas em sua programação, oficializou que promoverá a reestreia da novela Rebelde em 12 de junho. Porém, a emissora de Silvio Santos decidiu que o fenômeno da Televisa irá ao ar na faixa das 14h20, substituindo a reapresentação de Marisol, em um horário que é atualmente ocupado por boa parte das afiliadas da rede com produções regionais. O canal, no entanto, corre contra o tempo para viabilizar a transmissão do folhetim em rede nacional.
O que você precisa saber
- Com estreia confirmada para 12 de junho, a reapresentação de Rebelde poderá ser exibida nacionalmente pelo SBT;
- A emissora de Silvio Santos negocia o remanejamento dos programas locais atualmente exibidos às 14h20 pelas afiliadas;
- O objetivo do canal é iniciar a sua programação local mais cedo, às 10h, tirando espaço do Primeiro Impacto;
- A movimentação, no entanto, esbarra em afiliadas que comercializam o horário para produções feitas por terceiros.
A reportagem do TV Pop apurou que o departamento de Programação do SBT está negociando principalmente com as principais afiliadas da emissora, localizadas em praças que fazem parte do Painel Nacional de Televisão, para que a trama adolescente seja exibida em todo o país. Para isso, a rede sinalizou que está disposta a fazer uma mudança no horário de início dos formatos locais, que atualmente começam às 11h. Se houver um consenso para a transmissão do folhetim, as parceiras do canal poderão iniciar a sua programação regional uma hora mais cedo, às 10h.
A movimentação também vai de encontro com outro antigo apelo das afiliadas, que se queixam frequentemente da grande duração do Primeiro Impacto, que ocupa sete horas da programação da emissora em São Paulo. Com a antecipação da virada local, apenas duas horas do telejornal teriam exibição obrigatória nacionalmente. A mudança, no entanto, irá depender das renegociações de algumas regionais que comercializam parte de seu espaço de produção para terceiros, como bingos e igrejas — e a realocação destes formatos depende de anuência prévia do arrendatário.
A ideia do SBT é aproveitar o sucesso da turnê que o grupo RBD fará em São Paulo e no Rio de Janeiro no segundo semestre, com todos os shows esgotados em tempo recorde. Baseada na trama argentina Rebelde Way (2002), de Cris Morena, Rebelde foi protagonizada por Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Maite Perroni, Christopher von Uckermann e Christian Chávez. O folhetim acompanha o cotidiano de seis adolescentes que estudam num colégio em regime de semi-internato.
Eles enfrentam “dramas” como a descoberta do primeiro amor, conflitos de dismorfofobia corporal, desenvolvimento de distúrbios alimentares, relacionamento conflituoso com os pais, bullying e alcoolismo. No Brasil, a novela estreou em agosto de 2005 e rodou por diversos horários da programação, rendendo bons números para o SBT, chegando a marcar 17 pontos de audiência na época. Foi reapresentada no horário nobre em 2013, na faixa das 21h15, antes de ser substituída pela primeira reprise de Carrossel (2012).
reportagem com a colaboração de Gabriel de Oliveira