LUTO!

Morre aos 83 anos a cantora americana Tina Turner

Imagem com foto da cantora Tina Turner
Tina Turner em entrevista para o documentário Tina, da HBO Max; artista morreu aos 83 anos (foto: Divulgação/HBO Max)

Morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos, a cantora norte-americana Tina Turner. A morte da artista considerada uma das maiores artistas de rock e soul de todos os tempos foi confirmada por um assessor de imprensa dela ao site Sky News. Ela estava em casa, na Suíça. A compositora ganhou destaque como parte da dupla musical Ike & Tina Turner, ao lado de seu então marido, Ike Turner. Juntos, eles lançaram uma série de músicas sucessos nas décadas de 1960 e 1970, incluindo River Deep – Mountain High e Proud Mary.

No entanto, o relacionamento de Tina Turner com Ike foi marcado por violência doméstica e eles se separaram em 1976. Na Justiça, ela propôs abrir mão de todo o patrimônio em troca de poder continuar usando o sobrenome Turner. Após a separação, Tina Turner começou sua carreira solo e alcançou o sucesso no mundo todo. Seus álbuns, como Private Dancer (1984), Break Every Rule (1986) e Foreign Affair (1989), renderam uma série de hits, incluindo What’s Love Got To Do With It, Private Dancer e The Best.

Leia mais: Demitido, Fábio Turci revela que recusou convite para apresentar jornal da Globo
Leia mais: Ana Hickmann revela gratidão por apoio inesperado de famoso apresentador

Além da voz poderosa, Tina Turner era conhecida por sua energia no palco e suas icônicas apresentações ao vivo. Ela também estrelou filmes, como Mad Max – Além da Cúpula do Trovão (1985) e What’s Love Got To Do With It (1993), um longa biográfico baseado em sua trajetória. Com mais de 200 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Tina Turner recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo 8 prêmios Grammy. Em 2021, ela anunciou sua aposentadoria dos palcos. A causa da morte não foi revelada, mas ela morreu “após uma longa doença” em sua casa na Suíça.

Em janeiro deste ano, a HBO Max lançou o documentário Tina. A produção, dos diretores vencedores do Oscar Dan Lindsay e T.J. Martin, traz um olhar íntimo e revelador sobre a vida e a carreira do ícone musical, mapeando sua improvável ascensão à fama precoce, suas lutas pessoais e profissionais ao longo de sua vida e seu ressurgimento como um fenômeno global na década de 1980. A produção traz um relato dinâmico e sincero com entrevistas com a própria Tina e com as pessoas mais próximas a ela.

Leia mais