Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
QUER MESMO É FATURAR

Esquecido pelo público, SBT foca em dinheiro e não se preocupa com ibope de Rebelde

Imagem com foto de divulgação da novela Rebelde
Rebelde será exibida pelo SBT na faixa das 14h15; o objetivo da reprise é faturar com produtos licenciados (foto: Reprodução/Redibra)

Compartilhe:

O SBT não está preocupado com a audiência que a reprise de Rebelde (2004) vai anotar em sua grade de programação vespertina. Com estreia marcada para 12 de junho, substituindo Marisol (2002), às 14h15, o folhetim terá como objetivo faturar alto com produtos que serão licenciados no Brasil em uma parceria da Televisa com a Redibra. O conglomerado de mídia mexicano pretende comercializar itens da marca no país, assim como aconteceu na primeira exibição com material de papelaria, brinquedos, CD’s, roupas e canecas. As informações são do jornalista Thiago Forato, do site NaTelinha.

O que você precisa saber

  • O SBT não se preocupa com os índices de audiência de Rebelde, que voltará ao ar no dia 12 de junho;
  • A emissora de Silvio Santos está focando no potencial de faturamento do folhetim, e não no possível ibope da trama;
  • O canal sabe que há probabilidade que a novela fique abaixo dos 3 pontos, audiência atual da faixa horária.

A data de estreia de Rebelde só foi definida pela direção do SBT depois que a Televisa fechou acordo com a Redibra para vender produtos de Rebelde. A empresa é responsável por licenciar marcas como Netflix, Coca-Cola, Super Mario, Galinha Pintadinha, Zelda, Cocomelon, Donkey Kong, Luccas Neto, Ursinhos Carinhosos, Chevrolet, Now United, entre outras. A meta será faturar com os produtos, mesmo que a audiência fique abaixo dos 3 pontos registrados atualmente na região metropolitana de São Paulo, que serve de referência para o mercado publicitário.

Conforme publicado pelo TV Pop na semana passada, o departamento de Programação do SBT está negociando principalmente com as principais afiliadas da emissora, localizadas em praças que fazem parte do Painel Nacional de Televisão, para que a trama adolescente seja exibida em todo o país. Para isso, a rede sinalizou que está disposta a fazer uma mudança no horário de início dos formatos locais, que atualmente começam às 11h. Se houver um consenso para a transmissão do folhetim, as parceiras do canal poderão iniciar a sua programação regional uma hora mais cedo, às 10h.

Leia mais: Bailarina demitida por Faustão entrega futuro do apresentador: “Deve se aposentar”
Leia mais: Klara Castanho é cotada para viver importante personagem de Renascer

A movimentação vai de encontro com outro antigo apelo das afiliadas, que se queixam frequentemente da grande duração do Primeiro Impacto, que ocupa sete horas da programação da emissora em São Paulo. Com a antecipação da virada local, apenas duas horas do telejornal teriam exibição obrigatória nacionalmente. A mudança, no entanto, irá depender das renegociações de algumas regionais que comercializam parte de seu espaço de produção para terceiros, como bingos e igrejas – e a realocação destes formatos depende de anuência prévia do arrendatário.

A ideia do SBT é aproveitar o sucesso da turnê que o grupo RBD fará em São Paulo e no Rio de Janeiro no segundo semestre, com todos os shows esgotados em tempo recorde. Baseada na trama argentina Rebelde Way (2002), de Cris Morena, Rebelde foi protagonizada por Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Maite Perroni, Christopher von Uckermann e Christian Chávez. No Brasil, a novela estreou em agosto de 2005 e rodou por diversos horários da programação, rendendo bons números para o SBT, chegando a marcar 17 pontos de audiência. Foi reapresentada no horário nobre em 2013, na faixa das 21h15, antes de ser substituída pela primeira reprise de Carrossel (2012).

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.