Em crise de audiência, o SBT decidiu criar uma estratégia para o público voltar a assistir aos programas da emissora. No domingo (29), o canal de Silvio Santos exibiu o vídeo de uma campanha na qual alardeia que os apresentadores vão tocar um sino sempre que uma atração da programação liderar o ibope no ranking da TV aberta. Nos anos 1990 e 2000, comunicadores como Carlos Massa, o Ratinho, e Gugu Liberato (1959-2019) comemoravam a liderança no palco e agradeciam aos telespectadores.
O que você precisa saber
- Desesperado para incrementar seus índices de audiência, o SBT decidiu apostar em uma campanha ousada;
- A emissora de Silvio Santos promete tocar um sino ao vivo sempre que o canal estiver em primeiro lugar no ibope;
- “Você pode fazer a nossa TV ficar mais badalada. Toda vez que a nossa programação chegar à liderança, vamos fazer barulho”, anunciou a rede.
“O sininho do SBT vai tocar, e você pode fazer a nossa TV ficar mais badalada. Toda vez que a nossa programação chegar à liderança, vamos fazer barulho. Quando a gente alcançar o primeiro lugar, nossos apresentadores vão tocar o sino ao vivo ou você vai ver a notificação na sua TV. Ajude o SBT a tocar o sino”, avisa a emissora. Um expediente semelhante também foi adotado na Record: no Balanço Geral, Reinaldo Gottino, Fabíola Reipert e Renato Lombardi não raramente encerravam o jornalístico com o dedo indicador em riste quando ficavam à frente da Globo — o canal, no entanto, foi proíbido de exibir o brinquedo gigante depois que uma rede concorrente reclamou do item para a Kantar Ibope Media.
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Nas redes sociais, a iniciativa do SBT foi motivo de chacota entre os internautas. “Esse sininho podia tocar quando alcançar a vice-liderança na semana de segunda a sexta, já que o SBT tá lutado pra recuperar o segundo lugar, já que anda na casa do 3º a 4º lugar. Se tocar só na liderança nunca vai tocar”, escreveu um perfil nos comentários do vídeo da campanha. “Eles colocando cenas de Romeu e Julieta como se ninguém fosse perceber”, disse outro telespectador em referência ao fato de a nova trama ter a pior audiência das novelas infantis do canal.
“O sino tocará pouco, mas esta campanha vai criar expectativas no público do SBT em ver o sino tocar, isso fará as pessoas assistir o canal por mais tempo para ver isso acontecer! Parece uma ideia ridícula, mas não é. Quando ele tocar irá criar repercussão + público assistindo”, analisou um internauta. “Eu entenderia essa ideia surgir lá em 2018, quando foi a última melhor fase do SBT em anos. Mas com três pontos de média/dia? Esse sino só vai tocar em jogos de futebol, no Domingo Legal e no PSS [Programa Silvio Santos] perto da meia noite. Precisam fazer um rebranding completo na programação”, disse outro.