Os bastidores da madrugada da GloboNews foram mais movimentados do que o normal no último final de semana: Vinícius Leal, repórter de São Paulo, iria comandar os telejornais transmitidos entre 0h e 7h da manhã na madrugada de sexta (26) para sábado (27), mas passou mal e acabou sendo cortado da escala no último minuto. Sem alternativas, o canal de notícias da Globo previsou improvisar nesta segunda-feira (29) e colocou Danilo Alves, editor de internacional da emissora, para estrear como apresentador dos jornalísticos da rede.
O que você precisa saber
- A madrugada da GloboNews contou com uma estreia inusitada: Danilo Alves, editor de internacional, assumiu a bancada da rede;
- A emissora precisou improvisar por conta de um desfalque de última hora em sua escala de plantonistas;
- Sem alternativas, o canal de notícias da Globo decidiu transformar o editor em apresentador;
- Não é a primeira vez em que isso acontece: Erick Bang também virou âncora depois de um problema semelhante.
Alves, que habitualmente atua atrás das câmeras, já havia tido experiências de vídeo na GloboNews anteriormente: ele foi um dos repórteres da elogiada cobertura da virada do ano e já participou dos telejornais da emissora como analista de política internacional. Foi, no entanto, a sua primeira chance como âncora de telejornal desde que entrou para o canal de notícias da Globo, em agosto de 2017. Nas redes sociais, ele comemorou a oportunidade inusitada. “Apresentei o Jornal GloboNews essa madrugada. Obrigado a todos que estavam ligados”, agradeceu o jornalista.
A escalação do editor de internacional só aconteceu pela junção de uma série de fatores: Narayanna Borges, titular dos noticiosos da madrugada, está de férias há duas semanas, sendo substituída pelo repórter Mateus Marques. Ele, no entanto, já havia tapado o buraco provocado pela ausência de Vinícius Leal na madrugada de sábado para domingo, e acabou dando expediente durante seis dias seguidos. Como a CLT determina um dia de “repouso semanal remunerado”, os executivos decidiram evitar problemas e improvisaram com Danilo Alves na bancada do Jornal GloboNews.
O expediente emergencial, apesar de inusitado, não é inédito no canal de notícias da Globo. Erick Bang, atual âncoras dos telejornais de horário nobre aos sábados e domingos, também começou a sua trajetória como apresentador por conta de um problema de saúde de um colega. “22 de outubro de 2011. Estreei por acidente na GloboNews, descobrimos que eu apresentaria a cinco minutos do jornal, pois não havia ninguém para isso. Foi como deu para ser: o paletó era o único no camarim, visivelmente, não do meu tamanho. A gravata do segurança. Nunca havia apresentado. Mas, até hoje, tenho a impressão de que esse jornal ficou bom”, relembrou o jornalista.