Um dos filmes de maior sucesso do cinema, Titanic (1997) estará de volta à programação da Globo após quase 18 anos. O longa escrito, dirigido, coproduzido e coeditado por James Cameron foi adquirido pela emissora líder novamente e será exibido na sessão Supercine do dia 10 de junho, após o Altas Horas. Estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, os direitos do clássico do estavam com a Record desde 2006. No canal concorrente, a última transmissão da superprodução de Hollywood aconteceu em abril de 2019, na Super Tela.
O que você precisa saber
- Escondido na Record durante quase duas décadas, Titanic voltou para a programação da Globo;
- O longa de James Cameron reestreará na emissora em 10 de junho, como atração do Supercine;
- A produção protagonizada por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet costuma ser sinônimo de altos índices de audiência.
A primeira exibição de Titanic na TV aberta brasileira aconteceu na própria Globo, como um dos especiais para o final do ano de 2000. Na época, por causa da longa duração (3h16), Titanic foi dividido em duas partes. A primeira foi transmitida em 13 de dezembro, uma quarta-feira, quando anotou 51 pontos de média na região metropolitana de São Paulo. A segunda foi ao ar no dia seguinte e teve 54 pontos. O índice é o maior já registrado por um filme na atual medição de audiência da TV.
Na ocasião da primeira transmissão na Globo, Titanic teve apresentação da atriz Carolina Ferraz, hoje apresentadora do Domingo Espetacular, da Record. Na época, o canal da família Marinho preferiu exibir o longa no Cinema Especial em vez da partida entre São Caetano e Grêmio, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro, que era chamado de Copa João Havelange. O filme recebeu 14 indicações ao Oscar, igualando o recorde estabelecido por All About Eve (1950), e venceu 11 categorias.
Leia mais: Atriz de Travessia é demitida da Globo após 19 anos de contrato
Leia mais: SBT toma atitude contra a Disney e decide produzir série sobre Silvio Santos
Titanic foi adquirido pela Record em 2006. No canal paulista, a produção alcançou médias na casa dos 8 pontos na maioria das exibições, sendo que um dos melhores índices foram alcançados em um domingo. No dia 22 de junho de 2008, dentro da sessão Tela Máxima, fechou com 15 de média e máxima de 20 pontos. Na ocasião, o longa liderou o ranking de audiência por quase 1h e 40 minutos. Em 19 de abril de 2019, na última transmissão na Record, teve 8,7 pontos, garantindo a vice-liderança para a emissora em São Paulo.
Em 4 de abril de 2012, Titanic foi relançado nos cinemas após uma conversão 3D em homenagem aos cem anos da viagem inaugural do RMS Titanic (1911-1912). Após o relançamento em 3D, conquistou mais de trezentos milhões de dólares e conseguiu o feito de ser o segundo longa a atingir a marca dos dois bilhões em bilheteria. Em fevereiro de 2023, o filme voltou às telonas em uma versão de comemoração do aniversário de 25 anos. O longa foi distribuído pela Paramount Pictures na América do Norte, enquanto a 20th Century Fox ficou responsável pela distribuição mundial.