MAR VERMELHO

Cena importante de Os Dez Mandamentos custou valor impressionante; saiba quanto

Foto de Os Dez Mandamentos
Cena da abertura do Mar Vermelho custou valor milionário (foto: Reprodução/Record)

O maior sucesso da dramaturgia atual da Record está reprisando na emissora. Os Dez Mandamentos (2015) foi um fenômeno quando estreou e gerou uma enorme repercussão para o canal no capítulo marcado pela cena em que Moisés ergue os braços e as águas do Mar Vermelho se agitam abrindo um caminho para que os egípcios passem. O diretor-geral da novela, Alexandre Avancini, relembrou as filmagens e deu detalhes dos bastidores do folhetim.

O que você precisa saber

  • Principal cena de Os Dez Mandamentos, a abertura do Mar Vermelho custou R$ 1 milhão aos cofres da Record;
  • Diretor-geral da trama, o cineasta Alexandre Avancini deu detalhes do momento que marcou a teledramaturgia;
  • Foi uma sequência muito trabalhosa. A cena foi mais cara que um capítulo inteiro. Filmamos por muitas horas”, relembrou.

“Foi bacana, um privilégio abrir o Mar Vermelho na televisão. Foi uma sequência muito trabalhosa. Começamos no dia 27 de junho e envolvia sempre o elenco todo. Fora os animais como cavalos, bode, marrecos e mulas. Gravamos em locações externas e em estúdio, em tempos e locais diferentes. Filmamos por muitas horas, como das 18h às 6 da manhã”, detalhou o comunicador em conversa com a Veja, em 2015. O comunicador relatou que foi preciso fazer uma parceria com uma produtora, a Stargate, para apresentar Os Dez Mandamentos na qualidade pensada pelo canal.

Leia mais: Susana Vieira revela que é renegada por artistas da Globo
Leia mais: Ronnie Von teve problemas psicológicos após participação no Silvio Santos

Para abrir o mar, a produção usou 200 figurantes, mais uma equipe de 240 pessoas, 12 000 litros de água e 120 animais, como cavalos, bodes, marrecos e mulas. Questionado sobre o custo da trama, o diretor revelou que foi uma aposta milionária. “Só a cena, custou 1 milhão de reais. Foi gasto bastante dinheiro. A cena foi mais cara que um capítulo inteiro, que custa em torno de 750 000 reais. Gastamos um milhão de reais só nessa cena”, declarou.

Com tanto tempo de gravação e tantas pessoas para administrar, Alexandre Avancini detalhou que foi extremamente complexo apresentar uma produção como aquela. “A nossa equipe é muito experiente, mas foi muito trabalhoso. Fizemos vários efeitos, muitos raios. Foram gravações complexas que envolveram muitos atores, figurantes e animais. Tudo foi superado pela expertise da equipe”, disse ele.

Leia mais