Ex-apresentadora do Bom Dia São Paulo, Gloria Vanique relembrou um “climão” com Rodrigo Bocardi em março de 2018. A profissional explicou que havia recebido ordens da direção do noticioso para mostrar informações com gráficos no telão, mas o comunicador direcionava o término do telejornal para a interatividade nas redes sociais. A jornalista, que deixou a Globo em outubro de 2020 e teve passagem de dois anos pela CNN Brasil, estreia no comando do programa Conexões, dos Estúdios Flow, na próxima segunda-feira (5).
O que você precisa saber
- Ex-colega de Rodrigo Bocardi no comando do Bom Dia São Paulo, Gloria Vanique relembrou um episódio marcante no telejornal;
- Em março de 2018, os dois protagonizaram um climão por conta de uma confusão provocada pela direção do matinal;
- “Era muito mais tensão do que braveza. Faz tempo que não nos encontramos. A gente sempre tenta marcar um café”, contou a jornalista.
Em conversa com o repórter Weslley Neto, do UOL, Vanique negou qualquer briga ou desentendimento com Bocardi. “Eu fiquei com uma cara de brava. Fiquei mesmo, dá para perceber. Mas era muito mais tensão do que braveza. Ninguém dava o comando e eu falava ‘E aí?’. O Rodrigo mexia lá nas redes sociais, e eu sabendo que eu ia ser cobrada depois por não mostrar informações em recursos gráficos”, disse ela, que apontou falta de comando da direção do Bom Dia São Paulo.
Leia mais: Faustão grava último programa na Band e recebe homenagem dos filhos
Leia mais: Autora de Amor de Mãe vai fazer novela para o Globoplay: “Top secret”
A apresentadora contou que os dois até brincaram com a situação após o enceramento do telejornal local da Globo. “Ele ria da minha cara porque, no fim, não mostrou as redes sociais. Eu não mostrei os recursos gráficos e acabou o jornal. Foi isso o que aconteceu”, pontuou. Apesar de não trabalhar mais na Globo, Gloria Vanique e Rodrigo Bocardi ainda conversam por mensagens eventualmente. “Faz tempo que não nos encontramos pessoalmente. A gente sempre tenta marcar um café, que nunca sai. O problema é a agenda bater. Ele está nesse horário da madrugada, que eu conheço muito bem”, disse a apresentadora.
Gloria Vanique entrou com processo contra a Globo
No ano passado, Gloria Vanique entrou com um processo contra a Globo na Justiça do Trabalho com pedido de reparação e equiparação salarial em relação aos colegas que também eram âncoras, como Bocardi e Cesar Tralli. Entre 2012 e 2020, ela foi apresentadora do Bom Dia São Paulo e substituiu os titulares durante as folgas no SP1 e SP2. Na ação, a jornalista argumentou que exercia a função de apresentadora, mas não recebia salário de acordo com o cargo. O processo foi protocolado em 2021.
Funcionária da emissora líder de 2007 a 2020, Gloria Vanique foi remunerada por oito anos como repórter. Em 2017, recebeu um aumento salarial e passou a receber como “repórter de rede”, profissionais que produzem reportagens para jornalísticos como Hora Um, Jornal Hoje e Jornal Nacional. Nas aparições nos noticiários nacionais, ela apresentou o Bom Dia Brasil durante as férias de Bocardi. Após a saída da comunicadora, a Globo passou a revezar jornalistas na apresentação das notícias do trânsito.