As mudanças no telejornalismo do SBT não vão ficar restritas ao desligamento de Dudu Camargo: um dia depois de oficializar a demissão do âncora que comandou o Primeiro Impacto durante quase sete anos, a emissora de Silvio Santos decidiu afastar Fernando Jordão da apresentação do SBT News na TV. Transferido para São Paulo no início do ano, o jornalista era uma aposta dos executivos da rede para rejuvenescer seus telejornais. Ele, no entanto, perdeu rapidamente prestígio pela sua pouca evolução a frente do jornalístico, aliado ao seu desinteresse nos bastidores.
O que você precisa saber
- Há seis meses no comando do SBT News na TV, Fernando Jordão deixará o comando do telejornal;
- Visto como limitado e desinteressado pela direção da emissora, o jornalista será transferido para Brasília;
- Marcelo Casagrande, atual editor-executivo do jornalístico, é o nome mais cotado para assumir o comando do noticioso.
A reportagem do TV Pop apurou que o afastamento do apresentador, diferentemente da saída do ex-pupilo de Silvio Santos, é fruto de uma movimentação feita em comum acordo. Ele já dizia para seus superiores que não havia se adaptado ao horário da madrugada, além de ter sinalizado incontáveis vezes que não estava feliz em São Paulo. Do outro lado da balança, os executivos da rede não estavam felizes com o seu rendimento. Antes visto como uma possível nova revelação, Jordão sairá da bancada como um apresentador limitado, que mal consegue ler o teleprompter.
Na emissora de Silvio Santos há quase dois anos, Fernando Jordão não será demitido: o jornalista voltará a dar expediente na filial brasiliense da rede, em que está a maior parte da operação do portal de notícias da emissora. Já há a definição de que ele assumirá o comando do Poder Expresso, jornalístico diário transmitido nas plataformas digitais do canal. O formato, que inicialmente era apresentado por Roseann Kennedy, está sem um apresentador fixo desde maio, quando ela pediu demissão para assumir uma coluna de política no Estadão.
Além da saída de seu apresentador, o SBT News na TV passará por uma grande reformulação nas próximas semanas. A audiência do telejornal, que raramente ultrapassa a barreira dos 2 pontos de média na Grande São Paulo, está abaixo das expectativas dos executivos da rede. Sem anunciantes, o projeto é deficitário em todos os sentidos: ele não tem anunciantes e não serve para atrair novos usuários para o portal de notícias, que segue abaixo da marca de 1.000.000 de usuários mensais.
Marcelo Casagrande, atual editor-executivo, é o mais cotado para assumir a apresentação do jornalístico — a emissora, no entanto, não descarta a possibilidade de ir ao mercado em busca de um novo nome para a bancada. Enquanto isso, Fernando Jordão seguirá no comando do telejornal por mais alguns dias. Procurada pela reportagem do TV Pop, a assessoria de imprensa do SBT se limitou a dizer que “novas possibilidades estão sendo estudadas” para o SBT News na TV.