A GloboNews estreou na segunda-feira (12) a nova fase do Jornal das 10. Com a licença-maternidade da âncora titular Aline Midlej, o principal noticioso do canal da TV por assinatura voltou a ser apresentado diretamente da capital federal pelo jornalista Nilson Klava. No primeiro dia da nova versão do jornalístico, aconteceram diversas falhas técnicas que viraram piada nas redes sociais. Após o cenário se movimentar sozinho, uma tentativa fracassada de realidade virtual foi comparada aos efeitos visuais da série Chaves (1973-1980).
O que você precisa saber
- A GloboNews voltou a produzir o Jornal das 10 diretamente de Brasília com apresentação de Nilson Klava;
- Algumas falhas técnicas chamaram a atenção dos telespectadores, como uma parte do cenário que se movimentou sozinha;
- Nas redes sociais, as situações foram comparadas aos efeitos gráficos do seriado mexicano Chaves.
O primeiro problema da noite foi uma das composições do cenário do noticioso se movimentando sozinhas. Enquanto o apresentador Nilson Klava falava sobre a pressão do partido União Brasil pelo controle do Ministério do Turismo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma das placas que ficam na parte posterior do telão do cenário começou a se mexer. “Que vexame”, comentou o perfil identificado como Vinetando em uma plataforma de mensagens curtas. “Nem a estreia do J10 em 1996 foi tão vergonhosa”, disse Rodrigo Vareda.
Leia mais: Mariana Godoy se confunde no Fala Brasil e anuncia jornal da Globo na Record
Leia mais: Datena coloca Catia Fonseca em saia justa: “Vamos acabar com essa timidez”
Após quase uma hora de telejornal, uma nova situação no J10 chamou atenção dos telespectadores. Em uma falha tentativa de usar o recurso de realidade aumentada, a imagem do plenário do Senado Federal surgiu voando na tela. A reportagem do TV Pop apurou que o problema aconteceu porque o controle do telejornal é feito totalmente no Rio de Janeiro. Um atraso no envio das imagens a partir da Globo de Brasília acabou prejudicando o resultado, que foi comparado aos efeitos das séries Chaves e Chapolin (1973-1979), produções mexicanas que fizeram parte da programação do SBT por muitos anos.
“O tracking feito pelos equipamentos da TV Manchete”, disparou outro perfil chamado Epictimechat. “GloboNews fazendo inveja na RedeTV!”, debochou Vitor Peccoli. “O gato da Dona Clotilde”, disse Jaum Godoy Rocha em referência a um dos episódios de Chaves. “Sobre a nova fase do J10 da GloboNews de ontem: amadora. Um cenário bonito, mas muitos defeitos técnicos com microfones, algumas posições de câmera estranhas. Fora isso aí, a coisa mais bizarra. Nem parecia a Globo”, sentenciou Lucas Global. “Brincando de Mion na MTV”, brincou outro internauta com o nome Leonardo.