A Rede Massa levou a melhor no ibope em um mês marcado por mais mudanças na afiliada da Record: o canal do apresentador Ratinho não tomou conhecimento da sua principal concorrente e emplacou uma sequência inédita de vitórias na audiência de Curitiba. Pela primeira vez na história, todos os telejornais locais da parceira do SBT ficaram na vice-liderança de forma simultânea, abrindo vantagem na comparação com a RIC, que reformulou seus jornalísticos outra vez, trocando veteranos da comunicação estadual por rostos novos e pouco conhecidos pelo grande público.
O que você precisa saber
- A Rede Massa, afiliada do SBT em Curitiba, teve um mês histórico de audiência;
- O canal do apresentador Ratinho emplacou todos os seus telejornais locais na vice-liderança;
- Primeiro Impacto, SBT Notícias, Tribuna da Massa e SBT Paraná venceram a RIC Record com grande vantagem.
O TV Pop teve acesso, com exclusividade, aos dados consolidados de ibope de Curitiba ao longo dos 30 dias de junho. Com a aposta em nomes formados pela RPC, afiliada da Globo na cidade, a Rede Massa conseguiu se isolar em segundo lugar com os seus quatro jornalísticos diários. No início da manhã, o Primeiro Impacto Paraná teve a sintonia de 13% dos televisores da região e só foi vencido pelo RIC Notícias Dia três vezes. O telejornal da RIC Record, comandado por Eduardo Scola e Ana Vaz, também foi vice em uma quarta ocasião, quando a Rede Massa estava fora do ar.
Ao decorrer do mês, João Salgado conquistou média de 2,22 pontos e abriu uma vantagem de 16% na comparação com a terceira colocada. Ele também divide o comando do SBT Notícias, exibido das 11h às 11h45, com Sandro Dalpícolo. A dupla de ex-apresentadores da Globo cresceu 7% no comparativo com o mês anterior e também assegurou o segundo lugar absoluto, com média de 4,32 pontos, tendo a sintonia de 14% dos televisores ligados na capital do Paraná — o jornalístico teve 17% de vantagem em relação à Record, que transmitia a última parte do Hoje em Dia.
No horário do almoço, a afiliada do SBT também levou a melhor com o Tribuna da Massa: o programa popular comandado por Lucas Rocha completou cinco meses consecutivos na vice-liderança e foi sintonizado por 14% das TVs ligadas entre 11h45 e 13h40. O telejornal acumulou média de 5,60 pontos e se manteve estável na comparação com o mês passado, enquanto Jasson Goulart e o Balanço Geral perderam 8% de público, anotando 4,5 pontos de média no confronto direto com o concorrente — um dos piores desempenhos da história do formato na capital curitibana.
Ratinho já emplaca vice-liderança até mesmo no horário nobre
Por fim, em menos de três meses no ar, Fernando Parracho conseguiu deixar o SBT Paraná em segundo lugar: o principal telejornal da TV de Ratinho cresceu 9% no comparativo com maio e abriu vantagem de 5% em relação aos índices do RIC Notícias Noite, principal jornalístico da afiliada da Record, que passou a ser liderado por Lucas Henning e Camila Andrade, escolhidos para o posto depois da ruidosa demissão de Simone Hammes, desligada por um diretor que sequer estava em território nacional. Ao decorrer do mês de junho, Parracho acumulou média de 6,02 pontos.
Na Grande Curitiba, cada ponto de ibope representa a sintonia de 12.001 domicílios e 32.177 indivíduos na respectiva emissora ou programa. Os dados de audiência apresentados nesta reportagem são consolidados e se referem ao acumulado entre os dias 1 e 30 de junho, nas faixas horárias do Primeiro Impacto Paraná, SBT Notícias, Tribuna da Massa e SBT Paraná.