Após uma temporada inexpressiva, que sofreu adaptações por conta da crise sanitária, a Band estreia no próximo dia 6 de julho, às 22h30, o MasterChef Brasil 2021. Na sétima temporada, a emissora havia mudado a dinâmica do talent show para um vencedor por episódio, mas acabou não empolgando. O novo ano da competição de culinária entrará no ar com pelo menos 18 marcas patrocinadoras.
“É um produto de muita entrega de relevância. Isso faz com que o produto todos os anos passe a ter recorde de arrecadação comercial. Para se ter uma ideia, o mercado de televisão aberta cresceu 1% do ano passado para este ano, o MasterChef está crescendo 33% em receita. É um resultado muito positivo”, diz Cris Moreira, diretor geral de comercialização do Grupo Bandeirantes, ao Meio & Mensagem.
Ele reforça que essa edição do MasterChef terá ainda mais interação em múltiplas plataformas, incluindo o TikTok, com conteúdo 24 horas por dia. “Podem esperar um MasterChef na tela da TV às terças, às 22h30, e o restante da semana em todas as nossas outras plataformas”. A oitava temporada da atração contará com 18 anunciantes, um a menos que a anterior.
Os patrocinadores foram divididos entre cotas master: Amazon, Brastemp, Britânia, Claro, Seara, Sumup e TikTok; cotas de apoio: Cacau Show, Diageo, Eisenbahn, Hoteis.com, Renata e Samsung; cotas de participação: Veja; cotas de merchandising: Colgate, Garibaldi e Oxford; e top de 5 segundos: Piracanjuba.
Para gravar a oitava temporada da disputa gastronômica, os 23 participantes da competição ficaram confinados para que a Band tivesse um controle e uma segurança maior da saúde de todos. “Como hoje já temos um horizonte um pouco mais definido, tivemos condições de contar com toda a segurança possível e necessária para os participantes, chefes e equipe de produção. Então tivemos condições de voltar ao formato tradicional”, ressalta o executivo.
MasterChef Brasil pode sair da Band
Depois de sete anos e de 12 temporadas, o MasterChef Brasil deverá deixar de ser produzido pela Band a partir de dezembro, mês em que a emissora terminará de exibir a oitava edição da competição culinária entre amadores — sendo o décimo terceiro ciclo do programa considerando todas as versões do formato veiculadas pela rede. Antes considerado peça chave no desenho da programação do canal, o reality show não faz parte de nenhum dos planos feitos pelos executivos da empresa para o próximo ano.
De acordo com o jornalista Flávio Ricco, em sua coluna no portal R7, a Band tem se esforçado para manter o assunto em sigilo. Apesar de uma reviravolta no caso ser improvável, a emissora não quer que a última temporada da atração seja prejudicada com a decisão de descontinuar a produção do formato, que já foi um dos campeões de audiência da rede, e que apesar de não ter os índices de outrora, ainda representa um dos maiores faturamentos da empresa.