Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
EXCLUSIVO!

CNN Brasil entra em nova crise; vice-presidente do canal de notícias pede demissão

Foto de Leandro Cipoloni, ex-executivo da CNN Brasil
Leandro Cipoloni era vice-presidente de Jornalismo da CNN Brasil (foto: Divulgação/CNN Brasil)

Compartilhe:

Segundo maior nome do organograma da CNN Brasil, Leandro Cipoloni pediu demissão do canal de notícias na tarde desta terça-feira (18) e deixou a vice-presidência de Jornalismo da empresa. Em comunicado interno enviado aos colaboradores, a emissora informa que a rescisão do contrato de seu principal executivo aconteceu em comum acordo, como fruto de um pedido do jornalista, e anunciou que a sua função será interinamente ocupada por Virgilio Abranches, até então responsável por Conteúdo e Operações.

Visto internamente como principal responsável pela linha editorial da companhia, Cipoloni vinha perdendo prestígio internamente há vários meses: o TV Pop apurou que ele foi eleito como um dos “culpados” pela saída de Daniela Lima, principal nome do canal de notícias, que chocou o mercado ao pedir demissão e acertar sua ida para a Globo. Além disso, o ex-executivo idealizou uma série de projetos mal-sucedidos na CNN Brasil, como o fracassado retorno de O Grande Debate e a controversa contratação do comediante Fábio Rabin como comentarista de um jornal matinal.

O clima nos bastidores do canal de notícias piorou consideravelmente nas últimas semanas. Apesar dos índices de audiência da rede não terem piorado com a saída de Daniela Lima — os números do telejornal comandado por ela inclusive cresceram, vários colaboradores passaram a ter ainda mais dúvidas sobre a continuidade da operação nos moldes atuais. A empresa diminuiu seu rombo desde a chegada de João Camargo, no final do ano passado, mas ainda continua sendo deficitária — muito por conta do elevado valor pago mensalmente para o uso da marca CNN no país.

O anúncio da saída de Leandro Cipoloni surpreendeu a Redação da emissora: ele era visto como uma peça imexível na estrutura da empresa, já que atuava diretamente com temas editoriais, além de ter coordenado processos transitórios entre os CEOs da rede — em três anos, o canal de notícias foi liderado por três executivos diferentes (Douglas Tavolaro, Renata Afonso e João Camargo), e todos tinham formas diferentes de lidar com o noticiário e com questões burocráticas da companhia. Para seus colegas, Cipoloni era justamente responsável por manter um padrão nos trabalhos.

A reportagem do TV Pop teve acesso ao comunicado enviado aos funcionários da CNN Brasil sobre a saída de Leandro Cipoloni. Confira a íntegra do texto:

A CNN Brasil e Leandro Cipoloni, vice-presidente de Jornalismo, informam o encerramento de seu contrato, de maneira amigável, a pedido do jornalista. Entre os primeiros contratados pela emissora, em 2019, Cipoloni foi responsável pela implantação da estrutura de jornalismo da CNN no Brasil e formação de um time vencedor. Será substituído interinamente pelo jornalista Virgilio Abranches, vice-presidente de Conteúdo e Operações, que irá acumular as duas funções.

“Cipoloni é um dos mais completos jornalistas que conheci e deixará para sempre sua marca na CNN. Desejamos sucesso a ele no próximo desafio profissional”, afirma João Camargo, chairman da empresa.

“A criação e consolidação do projeto da CNN no Brasil me proporcionaram enorme aprendizado e realização profissional, além do privilégio de conviver com um time fabuloso de grandes jornalistas e amigos para toda a vida. Entendo que o ciclo está completo”, diz Cipoloni. “Ao Rubens Menin [controlador da CNN Brasil], ao João Camargo e à CNN Internacional, minha enorme gratidão pela confiança em todos estes anos e por terem me dado total liberdade para praticar jornalismo apartidário, crítico e independente”.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.