Em um delicado momento financeiro e vivendo sua enésima tentativa de desbolsonarização, a Jovem Pan News decidiu fazer negócios com João Doria. Sem nenhuma verba de publicidade estatal e com poucos anunciantes em sua programação, o canal de notícias decidiu estreitar laços com o ex-governador de São Paulo e dará espaço em sua programação para o Show Business, formato de entrevistas sobre economia e negócios, produzido pelo Grupo Doria há mais de três décadas. A atração, que seguirá também na madrugada de domingo da Band, estreará na emissora em agosto.
A reportagem do TV Pop apurou que o acordo entre João Doria e a Jovem Pan News é um esquema de sociedade: a empresa do político compra o horário na Jovem Pan, que cederá seus estúdios para a gravação do programa de entrevistas. O formato também será editado pelo canal de notícias, que se encarregará da distribuição dele para as plataformas digitais, e os ganhos com intervalos comerciais e ações de merchandising serão divididos entre as duas partes envolvidas. A apresentação da nova versão do Show Business será do jornalista Bruno Meyer, na emissora desde 2021.
Além do acordo para a produção do programa de entrevistas, Doria também tem ajudado na articulação do conglomerado de Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, com membros do alto escalão do governo. O empresário tem convidado e arcado com as despesas dos repórteres do canal de notícias nos eventos promovidos pelo LIDE, organização que constantemente realiza eventos com a presença de parlamentares e ministros. A emissora, por sua vez, exibe os conteúdos e entrevistas produzidos em seus principais telejornais, como o Jornal da Manhã.
O ex-governador também chegou a ser convidado para integrar o time de comentaristas da Jovem Pan News. Ele, no entanto, preferiu por se manter atrás das câmeras em um primeiro momento, corroborando o seu posicionamento de quer permanecer afastado dos holofotes. “Eu não volto para a política. Eu gosto da política, respeito a política, mas não volto mais. Agora é na vida privada onde eu sigo, respeitando os que preferem ficar na política”, afirmou o empresário em entrevista ao Programa Raul Gil, do SBT, transmitida há apenas dois meses.
Depois da publicação deste texto, a Jovem Pan entrou em contato com a reportagem do TV Pop e enviou o seguinte contraponto:
A Jovem Pan não comenta suas negociações, mas se vê obrigada a chamar a atenção para muitas informações erradas nesta reportagem.
Erro 1 – João Doria não é sócio da Jovem Pan. A exibição do programa Show Business é semanal, com uma hora de duração. E a grade da Jovem Pan News é de 24 horas todos os dias.
Erro 2 – A entrada deste novo produto é um acordo entre as empresas Lide e Jovem Pan News, não entre os acionistas. João Doria é um empresário importante e ocupou cargos públicos relevantes em São Paulo.
Erro 3 – Mas não tem participação nas relações institucionais do Grupo Jovem Pan, que tem profissionais qualificados para este trabalho.
Erro 4 – O Grupo Jovem Pan é o conglomerado de mídia de Antonio Augusto de Amaral, o “SEO” Tuta. Antonio Augusto do Amaral Filho, o Tutinha, é o presidente do conselho da empresa.
Erro 5 – O financiamento de viagens para cobertura dos eventos do Lide é uma praxe, uma cortesia para muitas empresas de mídia, e nada tem relação com o fato de o programa Show Business vir a ser exibido na Jovem Pan News.
Erro 6 – Por fim, nunca houve convite para que o empresário João Doria fizesse parte do time de comentaristas da Jovem Pan.
A reportagem não diz em momento algum que João Doria é sócio da emissora Jovem Pan, e sim do acordo de sociedade das empresas para a produção de um programa — algo normal no mercado televisivo, tendo em vista que Ratinho produz seu programa em sociedade com o SBT, por exemplo. O LIDE, como é público e notório, tem como seu principal nome e fundador João Doria, e faz parte do Grupo Doria, que foi citado neste texto desde o início. Por fim, o TV Pop, que tem um vasto histórico de acertos sobre o canal de notícias, mantém a informação de que João Doria foi convidado para integrar o time de comentaristas da rede.