A LUA ME DISSE

Globo bate o martelo e escala novela escondida em gaveta por controvérsias

Foto novela da Globo
A Lua me Disse foi escolhida para o Globoplay (foto: Reprodução/Globo)

A Globo escolheu A Lua me Disse (2005) para estrear no Globoplay a partir desta segunda-feira (31). A novela foi escrita por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, com a colaboração de Antonia Pellegrino, foi dirigida por Leandro Neri e André Felipe Binder.

A trama da Globo foi protagonizada por Adriana Esteves e Wagner Moura como os protagonistas. A produção contou também com Marcos Pasquim, Zezé Polessa, Arlete Salles, Aracy Balabanian, Débora Bloch e Maurício Mattar. Antes da estreia da novela das sete, Miguel Falabella declarou que a produção iria abordar o racismo no Brasil através das personagens de Zezeh Barbosa e Mary Sheyla, que originalmente ficariam ricas e seriam hostilizadas na alta sociedade, mas a trama foi ao ar de forma completamente diferente e as duas personagens foram retratadas como mulheres negras que tinham vergonha da cor de sua pele e dos seus nomes. Elas mudaram para Latoya e Whitney.

Boninho relembra participação importante em programa histórico da Globo
Fernanda Rodrigues confessa papel diferente de todos os outros em nova novela

A personagem Latoya terminou a trama trabalhando em um circo vestida de macaca, o que também gerou revolta. A novela recebeu em 2005, uma nota de repúdio do Congresso Nacional do Brasil e a Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural.

A Lua me Disse conta a história de Heloísa, uma moça batalhadora e bondosa, que trabalha como babá há seis anos para a milionária Maria Regina, de quem se tornou amiga e confidente, e vive um romance conturbado com Ricardo, filho da milionária Ester Bogari, que não aceita o relacionamento por ela ser pobre. Após uma discussão com a mãe pela gravidez de Heloísa, Ricardo sofre um acidente e morre.

Ester passa a culpar a moça pelo acidente e entra em uma batalha judicial pela guarda de seu neto Artur. Dez anos se passam. Heloísa criou Artur sozinha e cresceu na vida ao se tornar administradora da rede de lojas populares “Frango com Tudo Dentro”, sendo disputada por Tadeu, que a ajuda a cuidar do menino, e Gustavo, filho mais velho e rejeitado de Ester que sempre a amou em segredo. Ester nunca desistiu da guarda de Artur e tenta jogá-lo contra a mãe.

Leia mais