Vai na Fé se consolidou como um dos maiores sucessos da Globo no últimos anos: o folhetim de Rosane Svartman ultrapassou Cheias de Charme e se tornou a novela com o maior faturamento no horário das 19h de todos os tempos. De acordo com a coluna F5, da Folha de São Paulo, foram — até o momento — 15 patrocinadores fechados e 60 ações de merchandising, desta vez considerando ctodas as publicidades que serão exibidas até o último capítulo da trama.
A líder de audiência montou vários pacotes de publicidade em diferentes cidades e usou a pos-produção para atender os patrocinadores. “Por meio de efeitos de pós-produção, estampamos outdoors em cenas da novela, com mensagens adequadas aos diferentes pacotes oferecidos para São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília”, revelou Cláudio Paim, diretor de Produtos Publicitários em Canais da Globo.
A autora da trama explicou que a parte comercial foi pensada junto com os roteiristas, para que as propagandas fossem incluídas na história de uma forma mais discreta. “Uma estratégia que a gente usou foi trazer para dentro da sala de roteiro roteiristas que cuidam da parte comercial, e pensam no merchan e inserções na trama”, diz Rosane Svartman. “Esses roteiristas ajudaram a gente a criar essas ações de forma orgânica dentro da história”, continuou a criadora de Vai na Fé.
“Além disso, uma das minhas roteiristas colaboradora ficou junto dessa equipe para pensar também nas prospecções, trazendo ideias de como encaixar dentro da narrativa e do roteiro”, disse a autora do folhetim. Além do sucesso comercial, Vai na Fé também bateu recorde de audiência no Globoplay desde o lançamento da plataforma, em novembro de 2015, tendo o melhor consumo histórico entre novelas das sete. “A novela já alcançou mais de 162 milhões na TV Globo e é o segundo conteúdo on demand mais assistido deste ano, atrás apenas de Todas as Flores”, festejou.