A atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira (7), aos 83 anos. A artista estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela GloboNews. A intérprete da inesquecível Cassandra no seriado Sai de Baixo (1996-2002), da Globo, lutava contra um câncer no pulmão, diagnosticado em outubro de 2022. Na ocasião, ela descobriu a doença durante um tratamento de derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões. A causa da morte ainda não foi divulgada.
+ Sonia Abrão se mete em briga de família de Larissa Manoela: “Mudou o dono”
+ Renata Sorrah se emociona ao se despedir de novela da Globo
Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy Balabanian nasceu em 22 de fevereiro de 1940. A paixão pelo teatro foi despertada ainda criança, quando já morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs mais velhas para assistir a uma peça de Carlo Goldoni com a companhia de Maria Della Costa. “Eu chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, disse ela em depoimento ao Memória Globo.
Para realizar o sonho de ser atriz, Aracy teve que driblar o preconceito, principalmente dentro de casa, uma vez que seu pai não aceitava a escolha da filha em ser atriz: “Eu comecei numa época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro”, relembrou. Na televisão, a atriz despontou como Gabriela do infantil Vila Sésamo, de 1973, e brilhou como protagonista nas novelas Corrida do Ouro (1974) e Bravo! (1975), e surpreendeu o público com as revelações da manipuladora Filomena Ferreto, de A Próxima Vítima (1995).
Apesar de ter estrelado diversas produções de dramaturgia, Aracy Balabanian é lembrada pelo público como a divertida Cassandra, de Sai de Baixo. Para a atriz, o humorístico representava “o sonho de todo ator”, porque misturava teatro com televisão, abrindo espaço para o improviso em cena. “O público gostava quando a gente errava”, disse ela. Nas novelas, ela também integrou o elenco de tramas como Sabor da Paixão (2002), Da Cor do Pecado (2004), Passione (2010), Cheias de Charme (2012), Sol Nascente (2016) e Pega Pega (2017). Seu último trabalho foi uma participação no especial de fim de ano Juntos a Magia Acontece (2019).