Longe das novelas desde Órfãos da Terra (2019), Emanuelle Araújo avaliou a forma como as polêmicas envolvendo denúncias de abusos nos bastidores da televisão brasileira tem repercutido na indústria. Em entrevista, a atriz desabafou sobre como tem sido importante que artistas famosos falem abertamente sobre experiências negativas e lembrou que as queixas resultam na mudança de comportamento.
+ Novo desfalque: apresentadora do Mulheres anuncia gravidez e surpreende Gazeta
+ Diretor da Globo expõe problemas com atores veteranos: “Não queriam fazer novela”
“Acho que existe medo. As pessoas sabem que agora podem ser denunciadas, existe um compliance. Então a gente sabe que hoje em dia tem esse sistema, e que bom. Demorou, mas chegou o momento em que a gente não pode mais viver uma estrutura abusiva. Não importa. Dentro de hierarquias, entre colegas ou entre equipe. Abuso, não”, pontuou a intérprete ao apresentador Marcus Montenegro, do Ser Artista Podcast.
Emanuelle Araújo, que foi uma das participantes da terceira temporada de The Masked Singer Brasil, ressaltou que causar o medo também é importante nesses momentos. “Essa estrutura de denúncia de compliance é extremamente pertinente, necessária e eu acho que isso provoca uma atenção”, declarou. A atriz disse que as pessoas passaram a entender que evitar polêmicas nos bastidores é tão importante quanto os detalhes das produções.
“Acho que as pessoas estão todas mais atentas de que isto pode provocar uma demissão, pode provocar um mal-estar tremendo, pode para marcar uma mudança num projeto. Mas eu acho que ainda a estrutura é muito viciada no abuso. Isso é terrível”, finalizou. Na televisão, Emanuelle Araújo integrou elenco de novelas como Pé na Jaca (2006), A Favorita (2008), Cama de Gato (2009), Cordel Encantado (2011), A Lei do Amor (2016), entre outras.
Em 1999, Emanuelle Araújo ficou conhecida nacionalmente ao substituir Ivete Sangalo como vocalista da Banda Eva, na qual ficou até 2002. Em 2004, fundou a banda de samba-rock Moinho com Lan Lan e Toni Costa, na qual é vocalista. Na Netflix, a atriz estrelou a série Samantha! (2018-2019), que conta a história de uma ex-celebridade mirim dos anos 1980 que caiu no ostracismo após entrar na adolescência e que tenta retornar aos holofotes com ideias absurdos.