Escrita por Manoel Carlos, a novela História de Amor estreia no Viva na próxima segunda-feira (21), a partir das 12h15. Produzida e exibida originalmente pela Globo de 3 de julho de 1995 a 1º de março de 1996, em 209 capítulos, a trama teve grande destaque por mostrar o protagonismo das mulheres e as várias formas de amar em meio a conflitos diários. A volta do folhetim no canal de reprises da TV por assinatura dá continuidade à faixa especial que homenageia os 90 anos do novelista.
História de Amor vai suceder A Sucessora (1978) na programação do Viva. A novela, que na Globo foi ao ar na faixa das seis, tem como história central um quadrilátero amoroso formado pelo endocrinologista Carlos Alberto Moretti, interpretado por José Mayer, que viveu um romance de dez anos com Sheila (Lilia Cabral), mas acaba se casando com Paula (Carolina Ferraz). Ao longo da trama, no entanto, o médico se envolve com Helena (Regina Duarte), o que não impede Sheila e Paula de continuarem a disputá-lo. A história foi ambientada no Rio de Janeiro, nos bairros do Leblon, Jardim Botânico e Gávea, na zona sul, além da Barra da Tijuca, na zona oeste.
+ Em meio a polêmicas, Globo escolhe atriz que assume papel de Larissa Manoela
+ Após se livrar das drogas, Cabeção de Malhação quer convite para realities
A nova exibição será a terceira reprise de História de Amor, que já foi apresentada no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, em 2001, e no próprio Viva, em 2014. Como histórias paralelas, História de Amor tinha a jovem Joyce (Carla Marins), filha de Helena (Regina Duarte), que engravida do namorado leviano e inconsequente Caio (Ângelo Paes Leme). Além de sofrer com as irresponsabilidades do namorado, que rejeita o filho, Joyce tem de enfrentar o pai, Assunção (Nuno Leal Maia), um homem conservador que não aceita o namoro da filha. Com a relação conflituosa de Helena, Joyce e Assunção, a novela abordou várias questões relativas a pais e filhos.
História de Amor abordou temas importantes
Manoel Carlos também abordou na história a importância do tratamento do câncer de mama. Com a personagem Marta (Bia Nunes), que luta contra a doença, a produção reforçou as campanhas de prevenção e conscientização na faixa das 18h, horário dominado pelo público feminino em frente à TV. Com a abordagem da novela, registrou-se o aumento no número de exames preventivos na metade de década de 90. A cirurgia de retirada da mama e o apoio das famílias às vítimas do câncer foram alguns dos assuntos retratados pelo autor.
A trilha sonora da novela do Viva
A abertura de História de Amor é embalada por Lembra de Mim, de Ivan Lins. A trilha sonora do folhetim é composta pelas canções Nada Apaga Essa Paixão (Maurício Mattar), Uma História de Amor (Fanzine), Querem Meu Sangue (Cidade Negra), Desencanto (Anna Lemgruber), Minha Ambição (Loop), Só Chamei Porque Te Amo (Gilberto Gil), Saber Amar (Os Paralamas do Sucesso), Alô, Alô, Marciano (Elis Regina), O 40 (Faróis Acesos), Futuros Amantes (Gal Costa), Um Dia Não Outro Sim (Fernanda Abreu com Daddae Harvey), Como? (Netinho) e Delirando de Prazer (Veneza).
As músicas que fazem parte da trilha internacional de História de Amor são: You Gotta Be (Des’Ree), Run Baby Run (Sheryl Crow), Fallin’ In Love (La Bouche), Chains (Tina Arena), Ready To Go Home (10 CC), The First Cut Is Deepest (Haddaway), It’s Too Late (Gloria Estefan), I Started a Joke (Faith No More), Can’t Stop Loving You (Van Halen), Dream A Little Dream (The Beautiful South), Hold My Hand (Hootie & The Blowfish), Follow You (Sect), Paris Lutece Paname (Malcon McLaren) e The Place I Belong (Martin Axell).
Novela marcou transição na Globo
A produção marcou a transição das gravações das novelas da sede da Globo no bairro do Jardim Botânico, hoje ocupado pelo departamento de Jornalismo, para o então recém-inaugurado Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá), complexo de estúdios da emissora líder atualmente chamado de Estúdios Globo, que fica localizado entre os bairros de Jacarepaguá e de Curicica, na região metropolitana do Rio. História de Amor foi disponibilizada no Globoplay, em junho. No Viva, a novela será exibida de segunda a sábado, a partir das 12h15, com reprise às 2h da madrugada.