A Globo revelou que a próxima temporada do Big Brother Brasil terá uma mudança significativa na dinâmica das votações nos paredões. Cansada de premiar plantas com valores milionários, a direção da emissora decidiu restringir os votos a um CPF no site Gshow a partir da edição de 2024. O objetivo da empresa é evitar que fanáticos usem mecanismos como robôs para votarem nos seus participantes preferidos. Os detalhes da alteração foram apresentados no Conexão Liderança, evento interno na última quinta (24). O canal confirmou as mudanças em comunicado para a imprensa.
“Na próxima edição do reality mais assistido pelos brasileiros, o jogo terá um sistema misto de votação. O público terá direito a votar de duas formas diferentes, ambas pelo Gshow. A primeira é o Voto da Torcida e funcionará da mesma maneira que a votação das últimas edições: o usuário faz o login com sua conta Globo, a qual terá acesso por meio de um cadastro simples e gratuito, e poderá votar quantas vezes quiser. A segunda opção de votação é o Voto Único, no qual o usuário deve informar seu CPF, cuja autenticidade será verificada, e poderá votar uma única vez por paredão. Cada modelo de votação terá o peso de 50% e o resultado final será a média ponderada dos dois formatos”, disse a emissora.
O canal também revelou que o paredão contará com duas fases na votação. “Outra novidade da temporada divide o jogo em duas fases, com diferentes objetivos para a votação. Na primeira etapa do programa, os usuários votarão em quem desejam que permaneça na casa. O eliminado será o menos votado. Já na segunda fase, a votação será para eliminar um jogador; e o eliminado será o mais votado, como no modelo atual. Quando se encerra a primeira etapa e começa a segunda? O Big Boss é quem decidirá”, finaliza o texto.
Globo muda votação do BBB para eliminar plantas
Essa será a mais importante mudança no sistema de votação do BBB desde 2016. Naquele ano, o canal ainda recebia votos por SMS e por telefone e, com o fim do horário de verão, implantou um sistema de pontos que levava em conta as plataformas de votação e cada uma das cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). O candidato que alcançava a maioria simples de votos na web em cada uma das regiões ganhava um ponto, que se somava a mais um ponto da maioria simples dos votos por SMS e telefone.
+ Ex-apresentador da Jovem Pan afirma ter propostas de 2 emissoras após demissão
+ Sentiu? Ex-repórter da Globo revela mágoa após ser preterido em evento grandioso
Em caso de empate, os votos por telefone e SMS tinham peso em dobro. A Globo, porém, nunca mais usou a votação de pontos por região no Big Brother Brasil. Além disso, nos últimos anos a votação passou a ser feita apenas na plataforma de internet, o Gshow, o que deixou o programa mais vulnerável aos fanáticos que passam dias votando em um determinado competidor. Arthur Aguiar, campeão do BBB em 2022, foi acusado de ser beneficiado com sistemas de robôs. O ator, durante coletiva de imprensa, reagiu contra os rumores.
“A TV Globo é uma empresa gigantesca, que tem milhões de sistemas de defesa contra tudo isso, e acho que eles podem falar melhor que eu. Acho muito difícil isso ter algum efeito, fazer alguém ser campeão de um programa. O tempo todo as pessoas tentaram desmerecer qualquer vitória que eu tive no programa. Isso eu vou deixar para Globo responder, acho que ela que tem que responder, ela que tem um sistema de votação, de segurança. Eu acredito que, da minha parte, da minha equipe, isso não faz o menor sentido”, afirmou.
O Big Brother Brasil 24 tem estreia prevista para janeiro, mas a Globo ainda não confirmou o dia. No mês passado, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, adiantou que não convidará nenhum outro ex-participante de reality show para a nova edição. Ao responder fãs de Carol Nakamura, do No Limite – Amazônia, o chefão disse: “Já vou adiantar aqui. Ela é uma amiga e querida, mas não! Mantenho minha decisão de não levar nenhum ex-reality para o BBB. Fez um outro [reality show], mesmo que seja nosso [da Globo], está fora”, disse em um microblog.