A Globo deu início aos preparativos das transmissões dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2024. A emissora comunicou internamente que a cobertura do ano que vem no Rio de Janeiro terá algumas mudanças significativas. Para tentar atrair audiência e patrocinadores, os repórteres do departamento de jornalismo serão trocados por atores contratados. Os profissionais que atuam há mais de 30 anos nas transmissões do evento mais importante do ano serão substituídos por artistas.
A informação foi adiantada pela colunista Fábia Oliveira, do site Metrópoles. A participação dos repórteres do canal é um dos pontos altos da cobertura nos dias de folia. Os profissionais se revezam durante os desfiles das escolas de samba se deslocando entre as alas, dispersão, concentração e até mesmo em alguns setores da arquibancada do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. No entanto, para o ano que vem, as entradas ao vivo serão feitas pelos atores e não mais pelos jornalistas da empresa.
+ Chefão da Jovem Pan é demitido após escândalos e queda de audiência
+ Dudu Camargo é contratado por emissora dois meses após demissão do SBT
Ainda de acordo com a publicação, a mudança no formato da transmissão do carnaval em 2024 é porque a cobertura tem dado prejuízo para a Globo. No ano passado, apenas uma companhia fabricante de cerveja comprou uma cota de patrocínio. Os jornalistas seguirão trabalhando no evento, mas apenas produzindo as reportagens que serão exibidas nos telejornais locais e nacionais. Com isso, as participações durante os desfiles ficarão exclusivas dos atores contratados da emissora. Nos bastidores, a novidade caiu como uma bomba. A equipe de jornalistas teria ficado muito revoltada com a situação.
Em junho, a Globo anunciou que renovou por mais dois anos a transmissão do carnaval do grupo especial de São Paulo, que voltou a ser transmitida para todo o país em 2023. “Estamos muito felizes de renovar a parceria da TV Globo com as Escolas de Samba de São Paulo. Nossa história com o carnaval paulistano é longa, vem desde os tempos de desfile na Avenida Tiradentes. Ano que vem, mais uma vez, São Paulo vai brilhar na tela da TV Globo por meio de suas escolas de samba”, declarou Amauri Soares, diretor da TV Globo, Estúdios Globo e Afiliadas.