Vera Holtz viveu uma das grandes personagens da carreira com Santana em Mulheres Apaixonadas (2003). A artista relatou que o papel intenso da trama de Manoel Carlos ficou no imaginário das pessoas como Helena Roitman, em Vale Tudo (1988), que era vivida por Renata Sorrah.
“A Santana continua no imaginário das pessoas, assim como a Heleninha Roitman, que foi uma personagem brilhantemente interpretada pela Renata Sorrah, em Vale Tudo. Tinha uma comparação da Heleninha Roitman com a Santana, então ela segue no imaginário por muito tempo, até hoje. Vira e mexe, alguém manda para mim as repercussões. Eu estou viajando em turnê e, com a novela no ar, as pessoas estão acompanhando e falam da importância dela”, contou.
+ Gabriel Santana diz que era mais conhecido no SBT do que na Globo
+ CNN Brasil deixa barracos de lado e estreia novo jornal com Luciana Barreto
A atriz destacou que recebe muitos desabafos das pessoas que estão assistindo a trama da Globo. “Não só da personagem Santana, mas de outras questões, como o amor obsessivo, a violência doméstica, o alcoolismo, a homossexualidade. São os dramas e os dilemas que o Manoel Carlos escreve e todo esse universo de questões femininas que Mulheres Apaixonadas levanta”, declarou para a Quem.
Vera Holtz destacou que recebeu um convite logo após a novela e preferiu não atuar. “Foi um tempo bastante feliz, apesar do drama da personagem. À medida em que você vai fazendo a novela, vai saindo da ficção para entrar na realidade; a realidade começa a se misturar com a novela; as pessoas vão te vendo… Tanto é que, logo depois que terminou a novela, me chamaram para uma outra e eu preferi deixar a Santana reverberar um pouco mais. O alcoolismo no Brasil não é estranho a ninguém. Até hoje há dificuldade em relação ao processo de reconhecer que é uma doença e que precisa de tratamento”, contou.