A Globo deve divulgar em breve algumas mudanças na apresentação dos seus principais telejornais e programas jornalísticos. Após Ricardo Villela ser anunciado como o substituto de Ali Kamel, são aguardadas alterações que irão desde a promoção de repórteres até a troca de âncoras titulares dos noticiosos, incluindo a GloboNews. Nos bastidores, os comentários são de que os ajustes deverão ser colocados em prática no final deste ano e no começo do próximo, quando o atual chefe assumirá o posto de coordenador do Conselho Editorial do Grupo.
De acordo com o colunista José Armando Vannucci, do Canal do Vanucci, a Globo se viu obrigada a dar mais espaço para profissionais jovens e menos experientes após a onda de demissões que causou a saída de jornalistas com muitos anos de casa nas redações do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Aqueles que permaneceram em seus postos de trabalho estão sendo testados para decidir quem será fixado no Jornal Nacional e Jornal da Globo. Também houve movimentação nos bastidores em funções como edição, apuração e chefia.
+ Band adia estreia de canal esportivo da TV aberta e motivo é revelado
+ Apresentadora do SBT cai no choro ao vivo e é socorrida por colega
Ainda segundo a publicação, nos bastidores da emissora líder em São Paulo e Rio de Janeiro circulam comentários de que serão muitas as mudanças após os novos chefes assumirem seus postos. “É natural o chefe trazer pra perto os profissionais que conhece e confia”, diz um repórter que não teve a identidade revelada. Miguel Athayde, atual responsável pela GloboNews, assumirá o cargo que era de Villela. Já Athayde será substituído no principal canal de notícias do país por Vinícius Menezes, hoje responsável por gerir a Redação do Rio de Janeiro, que passará a ser comandada por Marcio Sternick.
Há alguns meses que o jornalismo da Globo avalia mudanças para seus noticiosos, incluindo o Jornal Hoje, de César Tralli, e o Jornal da Globo, de Renata Lo Prete. O titular do principal telejornal das tardes gravou recentemente um piloto do Fantástico com Maju Coutinho. Caso ele assuma a revista eletrônica de domingo, Poliana Abritta deverá ganhar algum posto como correspondente internacional. Se a mudança for sacramentada, o Edição das 18h da GloboNews também sofrerá alterações – ele poderá voltar a ser produzido diretamente do Rio de Janeiro. Os repórteres que trabalham no Jornal Nacional e Jornal da Globo devem ser escalados para o Globo Repórter e transmissões de eventos especiais.