A direção da Globo barrou a escalação de Mel Maia para interpretar a personagem Mariana no remake de Renascer, que tem estreia prevista para janeiro de 2024 no lugar de Terra e Paixão. O motivo é que a emissora considerou que ela tem pouca idade para atuar no folhetim que terá muitas cenas de amor intenso com José Inocêncio, que será vivido por Marcos Palmeira. Apesar de ela ter completado 19 anos em maio deste ano, a cúpula da empresa avaliou que ela é muito nova para gravar sequencias ousadas com um ator de 60 anos.
A informação foi divulgada pela colunista Carla Bittencourt, do Notícias da TV. Segundo a publicação, a ideia da Globo é escalar uma atriz um pouco mais velha, mas que pareça ser nova. Nos bastidores, foi dado como exemplo a escalação de Camila Queiroz para Verdades Secretas (2015). Na época em quem ela viveu a trama que tinha muitas cenas de amor intenso, a artista tinha 22 anos, mas facilmente se passava por uma jovem de 17.
+ Ex-apresentador da CNN Brasil, Leandro Karnal é internado e faz cirurgia no olho
+ Nova versão de Verdades Secretas? Gloria Pires é alvo de polêmica após cenas quentes
A personagem que Mel Maia iria fazer também foi oferecida para Alice Wegmann, que recusou o convite por causa das gravações da segunda e da terceira temporadas de Rensga Hits!. O papel de Mariana agora está no radar de Clara Moneke, de 24 anos. Embora seja um desejo do autor Bruno Luperi e do diretor artístico Gustavo Fernandez, há nos bastidores da Globo uma ala que defende não expor uma atriz novata a uma personagem tão complexa. Adriana Esteves, que viveu o papel na versão original de 1993, teve depressão por causa do trabalho.
“Essa personagem foi dificílima para mim na época. Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Mas acho que consegui. Aprendi muito com esse trabalho. Assim que ele acabou, fui fazer teatro com Gabriel Villela, Maria Padilha, Marcelo Escorel. Fizemos uma grande turnê com A Falecida, de Nelson Rodrigues. E posso dizer que o que me fez querer me jogar nessa aventura teatral foi a necessidade de vida na arte. E foi a novela Renascer que despertou em mim essa necessidade”, disse Adriana Esteves em entrevista em outubro de 2021.