FORA DA TV DESDE 2019

Laura Cardoso detona novelas na Globo e reclama de nova geração

Foto Laura Cardoso
Laura Cardoso falou sobre tempo fora da televisão (foto: Reprodução/Globo)

Um dos maiores nomes da televisão, Laura Cardoso tem mais de 50 papéis na carreira e viu a televisão mudar, se reinventar e crescer. A artista está fora das novelas desde 2019, quando atuou em A Dona do Pedaço e interpretou Matilde. A atriz chegou a ser afastada das gravações para cuidar da saúde.

Aos 96 anos, a atriz destacou que não gosta do que a televisão se tornou e bateu o martelo que não gosta da tecnologia. “Não gosto de tecnologia. Enche o saco. Tudo que é técnico é frio. Gosto mais do normal, do natural. Gosto de representar quando a vontade vem, quando o gesto vem, quando a fala vem. Eu preferia [as novelas] no meu tempo porque era difícil de se fazer”, disse ela.

Apesar de não estar atuando, a artista pode ser vista em quase todas as reprises da Globo. Laura Cardoso esteve em Chocolate com Pimenta (2003) e está em Mulheres de Areia (1993). “Sinto que a gente está mais preso. No começo, como [a televisão] era invenção, a gente tinha que criar. Saía mais espontâneo e melhor. Hoje tem muita censura. Nas falas, nos gestos, em tudo. Naquele tempo havia, mas não tanto”, declarou em conversa com a Folha de S.Paulo.

Globo sugere fusão entre autores de sucessos para nova série
+ Tati Machado abre o jogo sobre possibilidade de programa próprio na Globo

Gloria Pires chegou a revelar que para atuar em Mulheres de Areia como Ruth e Raquel, foi preciso um pouco de criatividade para que ela pudesse interagir sozinha em cima da voz da atriz que fazia dublê. Tony Ramos também detalhou recentemente como fez para viver gêmeos em Baila Comigo (1981). A trama foi marcada por uma cena marcante em que João Victor e Quinzinho (ambos interpretados por Tony Ramos) finalmente ficam frente a frente. Para gravar a cena, o vídeo foi dividido em duas partes, metade para as cenas de Quinzinho e metade para as de João Victor.

Foto Laura Cardoso
Laura Cardoso descartou aposentadoria aos 96 anos (foto: Reprodução/Globo)

Laura Cardoso também não poupou críticas para a nova geração de atores e pontuou que muitas pessoas não deveriam estar na posição. “Tem gente que devia fazer outras coisas porque não nasceu para aquilo. [Estão lá] por ignorância, por besteira. Porque acham que sabem fazer. Não, você percebe se pertence ao meio.”

Leia mais