A cadeira do demissionário Fernando Pelegio no SBT não ficará sem um titular por muito tempo. O canal de Silvio Santos está negociando com Juliana Algañaraz, apontada como uma das responsáveis pela atual crise de audiência da RedeTV!, para assumir a diretoria de Criação e Planejamento Artístico. A executiva, que tem passagens marcantes pela Endemol e pela Discovery, está fora do mercado televisivo desde maio de 2022, quando foi dispensada pela rede de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho, e atuou como head de marketing de uma chocolateria até junho deste ano.
A reportagem do TV Pop apurou que há uma grande probabilidade que o nome de Juliana seja oficializado ainda neste mês. Ela conta com a aprovação de Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora — as duas compartilham dos mesmos ideais, como a ida de nomes relevantes nas redes sociais para à televisão: foi ela quem transformou Gretchen e o anão Tokinho em apresentadores na RedeTV!, enquanto a filha de Silvio Santos tem atuado para conseguir convencer Lucas Guimarães e Bruno Matos, intérprete da Blogueirinha, a aceitarem programas no SBT.
Duramente criticada por fazer mudanças absurdas na RedeTV!, como a criação de um programa matinal com Eri Johnson e a tentativa de fazer o Operação de Risco concorrer com a novela das nove da Globo, Juliana Algañaraz saiu da emissora com um único ponto positivo: ela transformou o complexo de estúdios da emissora, que arrenda boa parte de sua programação para concessionários, em algo lucrativo, fazendo parcerias com agências de publicidade e com produtoras de conteúdo, como a Endemol, que gravou edições do Canta Comigo nas dependências da rede.
A locação de parte de seus estúdios para terceiros, por sinal, é algo cogitado pelo SBT há vários anos. O TV Pop apurou que a emissora retomou os estudos para viabilizar o aluguel de espaços ociosos, como o de um estúdio construído para a produção de realities, para empresas que produzem conteúdo para plataformas de streaming. O canal, no entanto, não conta com um profissional que tenha domínio do tema — a possível chegada de Juliana, que foi CEO da Endemol no Brasil durante cinco anos, também representaria um avanço neste sentido.
As negociações da executiva argentina com o SBT se tornaram públicas na noite desta terça-feira (12). Nos corredores da Endemol, empresa em que ela deixou portas abertas e diversos amigos, a sua contratação já é dada como praticamente certa. Na emissora de Silvio Santos, o nome de Juliana também passou a circular entre a rádio-peão. Oficialmente, enquanto o canal não decidir quem sucederá Fernando Pelegio, o comando artístico da rede será de uma junta formada por executivos que já estão na empresa.