Antes do grande sucesso em O Rei do Gado (1996), Antonio Fagundes atuou em Renascer (1993). A trama de sucesso de Benedito Ruy Barbosa foi escolhida pela Globo para o remake que irá substituir Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco. O autor Bruno Luperi foi o escolhido para o projeto da emissora. O ator renomado impôs uma condição para aceitar o papel novamente e ficou de fora.
“Sempre topo [o papel], se a proposta e o salário forem bons. É uma novela belíssima, e o texto também. Com certeza [o remake] será um enorme sucesso”, declarou Antonio Fagundes para a Quem. A emissora já definiu alguns nomes que estarão na produção com previsão para estrear em 2024. O coronel José Inocêncio será vivido por Marcos Palmeira, ele fez o papel principal no remake de Pantanal e também esteve na primeira versão de Renascer, na pele do filho renegado João Pedro. Humberto Carrão vai ser José Inocêncio na primeira fase da trama e também volta na segunda como um dos filhos do protagonista.
+ Globo tenta identificar funcionário que vazou áudio do intervalo de jogo
+ Ratinho vai comprar o SBT? Apresentador já recusou oferta por emissora
A novela Renascer narra a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira da Bahia. Ao chegar na região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto. O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho.
Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio. Mas o Coronel, como é conhecido, tem outro inimigo perigoso, Teodoro, seu vizinho, que trava uma luta pela posse de terras. Para piorar, João Pedro acaba casando-se com Sandra, filha de Teodoro.