Faustão recebeu alta neste sábado (23) após ser internado novamente no Hospital Albert Einstein. Ele deu entrada no hospital na segunda-feira (18) e passou por exames para o caso de rejeição do órgão. O processo de readaptação pode demorar cerca de três meses.
“O paciente Fausto Silva recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein neste sábado, dia 23 de setembro, e seguirá sob orientações médicas nesta fase de reabilitação após transplante cardíaco”, diz o boletim médico sobre a saída do comunicador. Em conversa com o UOL, o cardiologista do apresentador relatou detalhes de como é o processo de recuperação. “Esse processo de reabilitação é voltar, além do aspecto nutricional, o aspecto fisioterápico de reabilitação, para voltar a ganhar massa muscular, melhorar a capacidade respiratória, porque é um longo período que a doença vai impondo limitações no paciente”, disse Fernando Bacal.
+ Globo escolhe novela nunca reprisada para substituir Senhora do Destino no Viva
+ Jornalista da Globo relata dificuldades na gravidez: “Visitei o inferno”
“A insuficiência cardíaca é uma doença que impõe limites muito grandes na qualidade de vida e na expectativa de vida dos pacientes. Quando o paciente tem insuficiência cardíaca avançada, ele perde muita massa muscular, ele pode ter alterações renais, ele pode evoluir com o quadro de caquexia, que é perda muscular e tal”, explicou
O apresentador deu entrada no hospital no dia 5 de agosto para tratamento de um quadro de insuficiência cardíaca, condição que vinha sendo acompanhada pela equipe médica desde o ano de 2020. Faustão passou por um transplante de coração no dia 27 de agosto. O apresentador de 73 anos estava no segundo lugar na fila de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. No dia 29, Fausto foi extubado e já estava consciente, conversando e com boa função do novo órgão.