O telespectador mais atento do Jornal da Globo deve ter reparado que Renata Lo Prete se despediu do telejornal na madrugada de 15 de setembro com um “até segunda”, mas que a jornalista não voltou mais ao comando do telejornal, sendo substituída pelo repórter Bruno Tavares desde a edição do último dia 18. Nos bastidores da emissora, surgiram diversas teorias da conspiração sobre qual seria o motivo da ausência da apresentadora: colegas da âncora chegaram até mesmo a cogitar que ela tivesse enfrentando problemas familiares, já que um de seus filhos não mora no país.
A verdadeira razão do sumiço da comunicadora, no entanto, é bem menos mirabolante do que as razões que circularam nos bastidores da Globo ao decorrer da semana: a reportagem do TV Pop apurou que ela foi afastada de suas atividades presenciais na emissora por conta de ter sido diagnosticada com uma infecção respiratória. Durante o final de semana, a jornalista ficou indisposta e decidiu se submeter a um teste, que confirmou seu diagnóstico para Covid-19 pela terceira vez — no ano passado, ela também foi afastada às pressas duas vezes por conta de um surto da doença.
Assim como aconteceu em 2022, Renata Lo Prete não tem sintomas do vírus e só não está trabalhando por conta do rígido protocolo de biossegurança imposto pela líder de audiência, que seguiu sem mudanças mesmo com a decretação do fim da emergência de saúde pública mundial, oficializada pela Organização Mundial da Saúde no início de maio. Sempre que um funcionário está com sintomas gripais, a emissora pede a realização de testes para, no caso de resultados positivos para coronavírus, afastar o colaborador de suas funções durante pelo menos uma semana.
Isolada em sua casa, a apresentadora do Jornal da Globo está se recuperando bem e se submeterá a novos testes neste final de semana: se os resultados já forem negativos, a jornalista retomará a bancada do telejornal já na madrugada de segunda-feira (25). Procurada pelo TV Pop, a Central Globo de Comunicação confirmou as informações publicadas nesta reportagem e explicou que ela deverá, de fato, voltar ao comando do noticioso na próxima semana. Confira a íntegra do comunicado da emissora:
Como testou positivo para Covid-19, Renata Lo Prete foi afastada do trabalho presencial para cumprir o protocolo da Globo. A apresentadora está bem e deve retornar ao ‘Jornal da Globo’ na próxima semana.