Longe das tramas das nove desde A Lei do Amor (2016), Cláudia Raia irá voltar para as novelas. Segundo o Extra, a atriz irá atuar em Terra e Paixão, escrita por Walcyr Carrasco, e viverá a mãe do trambiqueiro Luigi (Rainer Cadete). A participação durará dez capítulos e ocorrerá sete meses após o nascimento do filho da artista com Jarbas Homem de Mello, Luca.
A relação de Cláudia Raia com o autor da Globo não é nova. Em 2007, a atriz interpretou a vilã Ágatha em Sete Pecados, também de Walcyr Carrasco, e os bastidores apontavam que ela não estivesse muito feliz. No livro Sempre Raia um Novo Dia, publicado em 2020, a comunicadora afirmou que a trama não deu certo. “Uma novela que não deu muito certo, e eu acabei sendo explodida. Teve erro de escalação, excesso de personagens, papéis confusos. Fui de antagonista principal a coadjuvante sem história”, contou.
+ Apresentadora da Globo, Ana Clara Lima é flagrada em shopping dos milionários
+ Manoel Soares explica por que não comentava boatos de briga com Patrícia Poeta
“E eram tantas as alterações de última hora que ficava difícil até para decorar as falas. Walcyr Carrasco reconheceu os problemas e foi muito correto comigo, dizendo que não podia deixar uma atriz como eu fazendo um papel sem sentido e que tinha decidido me explodir. Achei a ideia hilária e concordei”, declarou.
O autor da Globo pediu ajuda em julho para seguir escrevendo Terra e Paixão e convidou Thelma Guedes, das novelas O Profeta (2006), Joia Rara (2013) e Órfãos da Terra (2019), para dividir com ele a autoria da novela. A parceria entre os dois não é uma novidade. Thelma Guedes já auxiliou Walcyr Carrasco em Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005). “Quando pensei na profissional que poderia tocar a novela comigo, o nome dela já veio naturalmente, pela mesma troca que tivemos em outras produções”, afirmou ele ao O Globo.