Responsável por novelas de grande sucesso produzidas pela Record em sua melhor fase, Marcílio Moraes teve um projeto rejeitado pela direção de teledramaturgia da Globo. De acordo com a coluna F5, da Folha de São Paulo, o autor enviou em maio para líder de audiência uma sinopse de novela das seis, uma história feita por ele há alguns anos, em parceria com o escritor Flávio de Campos. Batizada como Júlia, a história seria focada na personagem-título, que vivia em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com a publicação, a Globo avaliou a sinopse justamente por ser uma novela rural, que é o foco da direção de dramaturgia no momento, por conta de sucessos recentes produzido pela emissora, como Pantanal, Terra e Paixão e o futuro remake de Renascer. Caso fosse aprovada pela direção, o projeto entraria na fila para ser produzido no próximo ano. Em entrevista para o F5, Marcílio Moraes confirmou que o seu projeto não foi aprovado pela emissora, mas elogiou o comportamento da direção por terem, de fato, analisado a sinopse.
“É uma sinopse antiga que eu tinha na gaveta. Eles mandaram uma resposta simpática. Prometeram que analisariam numa boa. E foi o que fizeram”, afirmou. O autor, que iniciou sua carreira na Globo, ficando por lá entre 1985 e 2002, viveu o seu auge na teledramaturgia brasileira quando esteve na Record, assinando tramas como Essas Mulheres (2005), Vidas Opostas (2007), A Lei e o Crime (2009) e Ribeirão do Tempo (2010). Seu último trabalho na vice-líder de audiência foi a série Plano Alto, muito elogiada pela crítica.