A decisão de insistir em um formato com ibope abaixo das expectativas mesmo em seu primeiro ano está custando caro para a Globo: sem o auxílio de grandes jogos de futebol, a Pipoca da Ivete azedou e passou a fazer a alegria da concorrência. Pela segunda semana consecutiva, o programa comandado por Ivete Sangalo foi superado pelo Domingo Legal e comeu poeira das plataformas de conteúdo sob demanda. Desta vez, o formato conduzido pela cantora quase perdeu a liderança entre as TVs abertas em sua faixa horária total — apenas dois décimos separaram Globo e SBT.
Os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que a única pipoca que realmente estourou na tarde de domingo foi a de Celso Portiolli. O Domingo Legal alcançou pico de 9,3 pontos, maior marca obtida pelo SBT ao longo do dia, e por pouco também não foi responsável pelo maior ibope médio da emissora no domingo — a atração marcou apenas um décimo a menos do que Eliana e Programa Silvio Santos, ambos exibidos em horários com mais televisores ligados na principal metrópole do país.
O que você precisa saber sobre o ibope dominical
- Com uma entrevista exclusiva de Faustão, Domingo Espetacular (6,8) perdeu público e quase foi superado pelo SBT;
- O encontro dos herdeiros de Gugu Liberato e Fausto Silva melhorou os índices do Domingão, que marcou 16,4 pontos;
- Em crise, Perrengue na Band (2,4) perdeu a dianteira da programação da emissora para o GP do Qatar de Fórmula 1 (2,5).
Com média de 6,6 pontos em seu horário completo, das 11h às 15h16, o Domingo Legal não teve dificuldades para colocar a Pipoca da Ivete na panela mais uma vez: considerando a faixa em que ambos os programas estiveram no ar simultaneamente, entre 14h18 e 15h16, Celso Portiolli abriu uma vantagem de cinco décimos de Ivete Sangalo, marcando média de 8,7 pontos, contra 8,3 do formato da Globo. A atração comandada pela cantora ainda foi a menos sintonizada da Globo ao longo de todo dia — apenas 17 em cada 100 TVs ligadas na Grande São Paulo assistiram a baiana.
Levando em consideração apenas os pontos de audiência, o programa de Ivete Sangalo causou uma verdadeira indigestão nos executivos da Globo: a artista levou um banho de todas as atrações transmitidas pela emissora entre 7h57, quando o Globo Rural entrou no ar, e 23h44, momento em que o Vai Que Cola entrou em cartaz. O noticiário do homem do campo marcou média de 9,9 pontos e teve mais público do que todas as edições do segundo ano do Pipoca até o momento, e colaborou para que o Auto Esporte (9,2) também vencesse o programa de auditório.
Pipoca da Ivete causou dor de barriga na diretoria da Globo
- Horário de exibição: das 14h18 às 15h38;
- 8,5 pontos de média, 11,0 de pico e 17,8% de share;
- Perdeu 11% de seus telespectadores em apenas uma semana;
- Marcou menos ibope do que Auto Esporte (9,2) e Globo Rural (9,9);
- Ficou atrás do conjunto de plataformas de vídeo sob demanda (12,0) outra vez;
- Foi superado pelo Domingo Legal (8,3 x 8,7) pela segunda semana consecutiva;
- Vantagem de apenas dois décimos do SBT em sua faixa completa, graças ao confronto com Eliana (9,0 x 7,2).
Confira as audiências obtidas pelas atrações das principais emissoras de TV neste domingo (8):
MÉDIA 24h | 10,7 |
Santa Missa em Seu Lar | 4,1 |
Antena Paulista | 4,7 |
Pequenas Empresas Grandes Negócios | 6,4 |
Globo Rural | 9,9 |
Auto Esporte | 9,2 |
Esporte Espetacular | 10,3 |
Temperatura Máxima: X Men - Fênix Negra | 10,4 |
Pipoca da Ivete | 8,5 |
Brasileirão: Palmeiras x Santos | 18,3 |
Domingão com Huck | 16,4 |
Fantástico | 17,1 |
Vai Que Cola | 7,6 |
Domingo Maior: Deadpool | 5,0 |
Cinemaço: Missão Impossível | 3,6 |
Hora 1 | 4,6 |
MÉDIA 24h | 3,4 |
Igreja Universal | 0,5 |
Record Kids | 3,3 |
Cine Maior: O Exterminador do Futuro 2 | 4,7 |
Hora do Faro | 5,0 |
Domingo Espetacular | 6,8 |
A Fazenda 15 | 4,6 |
Autópsia dos Famosos | 4,5 |
Chicago Med | 3,0 |
Igreja Universal | 0,6 |
Balanço Geral Madrugada | 0,9 |
MÉDIA 24h | 4,7 |
Jornal da Semana | 2,4 |
Pé na Estrada | 2,8 |
SBT Sports | 2,5 |
Notícias Impressionantes | 3,3 |
Domingo Legal | 6,6 |
Eliana | 6,7 |
Roleta da Felicidade | 6,2 |
Roda a Roda Jequiti | 5,5 |
Tele Sena | 5,1 |
Programa Silvio Santos | 6,7 |
Lei e Desordem | 2,7 |
SBT News na TV | 1,9 |
MÉDIA 24h | 1,1 |
Band Kids | 0,4 |
Saúde 360 | 0,4 |
Band Kids | 0,5 |
Hiper Cap: Alto Tietê e Região | 0,4 |
Hiper Cap: ABC e Região | 0,8 |
Band Esporte | 0,8 |
Viva Sorte | 0,6 |
Show do Esporte | 0,7 |
Plantão do Jornalismo | 0,9 |
Show do Esporte | 0,8 |
Plantão do Jornalismo | 1,4 |
Show do Esporte | 1,5 |
Plantão do Jornalismo | 1,4 |
Fórmula 1: GP do Qatar | 2,5 |
Stock Car: Etapa de Buenos Aires | 0,6 |
Série B | 1,1 |
Plantão do Jornalismo | 1,7 |
Série B | 1,9 |
Perrengue na Band | 2,4 |
Apito Final | 1,7 |
Canal Livre | 1,1 |
O Melhor do Linha de Combate | 0,7 |
+info | 0,5 |
Fórmula 1 (reapresentação) | 0,4 |
Jornal BandNews - Primeiro Jornal Madrugada | 0,2 |
MÉDIA 24h | 0,3 |
Ultrafarma na TV | 0,1 |
Sidney Oliveira e Você | 0,1 |
Mundo Empresarial | 0,1 |
São Paulo dá Sorte | 0,2 |
Igreja Universal | 0,1 |
APEOESP | 0,1 |
A Hora e a Vez da Pequena Empresa | 0,1 |
Quebrando a Banca | 0,1 |
Igreja Maranata | 0,1 |
A Hora do Zap (reapresentação) | 0,1 |
Quebrando a Banca | 0,1 |
De Bem com a Saúde | 0,1 |
NFL: Miami Dolphins x New York Giants | 0,2 |
Ultrafarma na TV | 0,0 |
A Hora do Zap | 0,6 |
João Kleber Show | 1,2 |
Teste de Fidelidade (reapresentação) | 0,7 |
Mega Senha Power (reapresentação) | 0,4 |
É Notícia (reapresentação) | 0,1 |
Na Grelha com Netão (reapresentação) | 0,1 |
A Hora do Zap (reapresentação) | 0,2 |
Igreja da Graça | 0,0 |
Cada ponto representa 76.953 domicílios e 206.674 indivíduos na Grande São Paulo.
Dados cedidos pelas emissoras