Taís Araujo atualmente se consagrou como um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira e está em inúmeros projetos na televisão, mas a primeira aparição da artista foi em Pátria Minha (1994). A novela, escolhida pela Globo para o catálogo do Globoplay, contou com mais de 100 figurantes na abertura.
Na época, Taís Araujo era uma adolescente de 15 anos e surge como uma das pessoas que tentam achar a saída de um grande labirinto na abertura da novela. “Era uma abertura de novela das 9 e eu, adolescente, estava muito feliz em participar”, comentou a atriz.
A estreia em Pátria Minha abriu portas para a artista que logo conseguiu se consagrar na dramaturgia. A atriz conquistou em 1995 a sua primeira personagem: Bernarda, da novela Tocaia Grande, exibida na Rede Manchete. Taís chamou atenção pelo trabalho e, na sequência, conquistou a sua primeira protagonista, Xica da Silva, também exibida na Manchete. Dois anos depois, a famosa estava na Globo com a novela Anjo Mau.
A trama de Gilberto Braga (1945-2021) contou com Tarcísio Meira (1935-2021), Vera Fischer, José Mayer, Eva Wilma (1933-2021), Petrônio Gontijo, Marieta Severo, Fábio Assunção e Cláudia Abreu nos papéis centrais. A história da novela que substituiu Fera Ferida (1994) tem como ponto de partida o confronto entre a estudante idealista Alice (Cláudia Abreu) e o dono de um conglomerado de empresas, o mau-caráter Raul Pelegrini (Tarcísio Meira), o que gera uma discussão acerca de valores éticos e morais.
+ Natalie Gedra abre o jogo e se pronuncia após deixar a ESPN: “Um desafio enorme”
+ César Tralli faz desabafo emocionante após um ano de morte da mãe
O conflito entre os dois se estabelece após a jovem se recusar a testemunhar a favor de Raul em um atropelamento cometido por ele, porém, no decorrer da novela, eles se descobrem parentes, avô e neta, ela fruto de um antigo relacionamento de Gustavo (Kadu Moliterno), filho de Raul e Tereza (Eva Wilma). A novela de Gilberto Braga contou com o lado “mau da força” que era interpretado pela alpinista social Lídia Laport (Vera Fischer), mãe de Rodrigo (Fabio Assunção), namorado de Alice, que se aproxima e se casa com Raul para enriquecer, e a interesseira Loreta (Marieta Severo), sobrinha de Raul, que só enxerga dinheiro e poder.