Prevista para iniciar em 2024, a Globo enviou para Ilhéus, na Bahia, a equipe que vai atuar na primeira fase de Renascer, novela que substituirá Terra e Paixão. A emissora tem tomado precauções desde que a situação no Estado se agravou e em setembro mais de 60 pessoas morreram em operações ou confrontos.
A guerra entre facções criminosas na Bahia não é uma novidade. Desde 2018, segundo o G1, a Bahia lidera o número de mortes violentas entre todos os estados do país. Segundo a Folha de S.Paulo, a emissora tomou a precaução de contratar segurança particular para as imediações das gravações e fez um manual de boas práticas aos atores. Uma das recomendações da emissora é que os atores evitem se afastar do grupo de gravações e devem ficar juntos em momentos de descanso.
+ Celso Portiolli revela atitude que Silvio Santos teve com Maisa Silva no passado
+ Revoltado, homem joga lama em repórter da Record ao vivo: “É um estúpido”
Segundo O Globo, a substituta de Terra e Paixão terá cenas que serão gravadas em uma fazenda de cacau de Ilhéus. A trama da líder de audiência será protagonizada por Marcos Palmeira (que também esteve no elenco do remake de Pantanal) no papel de José Inocêncio, um fazendeiro viúvo. Humberto Carrão, Juan Paiva e Renan Monteiro farão seus filhos. Após um imbróglio, Rodrigo Simas acertou o papel como filho de José Inocêncio e estará no elenco. Além deles, Sophie Charlotte será Eliana e Xamã fará Damião.
Almir Sater e Gabriel Sater, pai e filho na vida real, interpretarão o mascate Rachid em fases diferentes. Juliana Paes viverá a dona de bordel Jacutinga. Após fazer parte do elenco de Pantanal, Irandhir Santos está cotado para o papel do catador de caranguejos Tião Galinha. Renascer foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e o remake será feito por Bruno Luperi.