Os militares israelenses confirmaram ter matado o terceiro comandante do Hamas como parte dos ataques contra cerca de 250 alvos neste domingo (15), principalmente no norte da Faixa de Gaza. Segundo o exército de Israel, Eid foi alvo de um bombardeio.
O comandante foi identificado em um comunicado das Forças de Defesa de Israel como Muetaz Eid, do Distrito Sul de Segurança Nacional do Hamas, que foi localizado por meio de inteligência das FDI e da Agência de Segurança de Israel, disse o comunicado. A destruição, segundo os israelenses, incluem dezenas de quartéis-generais, postos de observação e estruturas para lançamento de foguetes.
O Hamas ainda não fez uma declaração sobre o acontecimento. Durante a madrugada, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI) disse à CNN que os militares do país mataram outro comandante do Hamas, Billal al-Qedra, que supostamente liderou os ataques no kibutz de Nirim, perto da fronteira israelense. Israel também diz ter matado Merad Abu Merad, que era o chefe do Sistema Aéreo do Hamas na cidade de Gaza.
Segundo o jornal The New York Times, os israelenses miram Yahya Sinwar, principal governante do grupo radical islâmico em Gaza. Ele é apontado por Israel como comandante dos ataques que deixaram mais de 1.300 mortos no dia de outubro.