A Band colocou o pé no freio e decidiu cancelar duas variantes do reality show culinário MasterChef em 2024. De acordo com informações divulgadas, a emissora da família Saad não vai produzir o MasterChef +, com cozinheiros amadores a partir dos 60 anos, e nem o MasterChef Júnior, que tinha apenas competidores crianças com idade entre 8 e 13 anos. Perto de completar dez anos no ar, a ideia do canal é reduzir o desgaste do formato da produção.
Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, a Band divulgou ao mercado publicitário o plano comercial do MasterChef para o ano que vem. No planejamento, o canal prevê apenas a realização de duas versões. Entre os dias 7 de maio e 22 de outubro, será exibida a temporada tradicional com cozinheiros amadores, que contará com 25 episódios. Será a 11ª edição da atração apresentada por Ana Paula Padrão, que desembarcou no Brasil em 2014.
+ Equipe da Record corre contra o tempo para gravar Reis após gravidez
+ Repórter do Mais Você expõe que pediu demissão da Globo
Já a segunda versão será o MasterChef Profissionais, entre 29 de outubro e dezembro. Será a sexta temporada do programa com cozinheiros formados, com 10 episódios no total. A emissora deu prioridade para as empresas que anunciaram neste ano, como a rede de supermercados Pão de Açucar. A Band também tem contratos com marcas como Barilla, BemBrasil, Brastemp, Cacau Show, Café L’or, Eisenbahn, Mitsubishi, Pão de Açúcar, Piracanjuba, Royal Prestige, Salsaretti, Seara e Zero-Cal.
Band enche o bolso com temporadas do MasterChef
O principal motivo para a Band seguir produzindo MasterChef loucamente é justamente por causa do grande faturamento que o programa consegue. Além da boa aceitação junto ao mercado publicitário, a emissora consegue um grande êxito na internet. O canal no YouTube com o MasterChef 2023 tem média de 1,8 milhão de visualizações. O programa é divido em cinco partes na plataforma de vídeos do Google, de forma totalmente gratuita.
O MasterChef também faz sucesso na HBO Max. O reality gastronômico começou a ser disponibilizado no serviço de streaming pago por causa da fusão entre Warner e Discovery, que é parceira da Band na produção. Com isso, o programa figura entre os 10 mais vistos da plataforma desde a estreia da temporada deste ano, que aconteceu em maio. Na última semana, o formato chegou anotar a 5ª colocação entre os mais assistidos, superando grandes produções como a série original Yargi.