Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
SUCESSO BRASILEIRO

Globo fecha acordo inédito e vende direitos de adaptação de Avenida Brasil

Adriana Esteves e Débora Falabella na novela Avenida Brasil
Adriana Esteves e Débora Falabella na novela Avenida Brasil; Globo vendeu direitos de adaptação da trama (foto: Globo/Estevam Avellar)

A Globo vendeu os primeiros direitos internacionais de adaptação de Avenida Brasil (2012), a novela brasileira mais exportada de todos os tempos. Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (17), a emissora brasileira fechou acordo inédito com a produtora turca Ay Yapım, responsável por sucessos como Amor Proibido (2008), Fatmagül: A Força do Amor (2010) e Amor Sem Fim (2017). A distribuição internacional ficará à cargo da Madd Entertainment. Os Estúdios Globo vão participar com consultoria.

Segundo a Variety, o contrato permite que a produtora turca faça algumas mudanças no enredo do folhetim de João Emanuel Carneiro, mas desde que siga a história principal. Avenida Brasil conta a história da garotinha Rita (Mel Maia), que após a morte do pai, Genésio (Tony Ramos), é abandonada pela madrasta Carminha (Adriana Esteves) em um lixão. Alguns anos depois, ela volta adulta com o nome de Nina (Débora Falabella) para vingar o assassinato do pai.

+ Band recua e decide não produzir variantes do MasterChef com idosos e crianças
+ Correspondente da Globo comete deslize e chama a emissora de “lixo” ao vivo

“Apostamos na venda de formatos para levar nossas produções a novos públicos e de diferentes formas. E esse acordo com Ay Yapım reflete isso, mostrando ao mercado que estamos abertos a diversos modelos de negócios”, comentou Ângela Colla, chefe de Negócios Internacionais e Coproduções da Globo. Avenida Brasil foi vendida para mais de 140 países e se tornou a novela mais vendida da Globo, superando Da Cor do Pecado (2004), também de João Emanuel Carneiro.

“Será muito interessante ver o nosso produto, que fez tanto sucesso e que praticamente paralisou o Brasil em seu final, ser produzido em uma versão nova e ainda mais contemporânea. Acreditamos realmente no potencial desta adaptação, no seu sucesso na Turquia e em todo o mundo, e que abrirá portas para muitas outras que virão”, complementou a diretora da Globo.

“Estamos muito entusiasmados em produzir e criar a primeira versão desta grande história. Tenho certeza de que este será o próximo sucesso que percorrerá o mundo mais uma vez. Acredito que unir forças nesta nova jornada trará muitas novas oportunidades no futuro”, afirmou Kerem Çatay, CEO da Ay Yapım. “Fazer parte de uma parceria tão grande entre a Globo e Ay Yapım também é um privilégio para nós”, disse Ateş İnce, diretor da Madd Entertainment.

Leia mais