Sikêra Jr., apresentador do extinto Alerta Nacional (2020-2023), conseguiu na Justiça uma decisão que obriga a RedeTV! mostrar as contas do faturamento do programa policial. O comunicador e seu advogado entraram com o pedido para entrar com uma ação por quebra de contrato. A decisão corre na 22ª Vara Cível do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O caso foi analisado pelo juiz Mario Chiuvite Júnior.
A informação foi adiantada pelo site F5, da Folha de S.Paulo. O magistrado determinou também que um perito contábil independente faça a análise dos documentos das partes. O meritíssimo fez alguns pedidos e solicitou que a relação entre Sikêra Jr. e o canal paulista seja aprofundada. Entre as questões apontadas, estão o tempo de contrato e a existência de multa para a rescisão do acordo.
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Em maio, Sikêra Jr. revelou em entrevista que sua saída do canal foi causada pela derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. O comunicador alega que o vínculo com a RedeTV! iria até 2027. A emissora, no entanto, afirma que nunca assinou um contrato tão longo. Além disso, a empresa diz que existiam dispositivos para a quebra do contrato sem pagamento de multa, estimada em R$ 17 milhões.
“Fixo como pontos controvertidos: constatação acerca da vigência do contrato de parceria para a produção de programa de televisão e outras avenças celebrado pelas partes, exibido na grade nacional da emissora, a divisão das receitas, entre os contratantes, qual o faturamento e repasse da receita, em cotejo também com os aditivos contratuais firmados, se houve ou não a anterior prestação de contas a propósito pela RedeTV!, até quando o contrato em tela teve vigência, além dos demais aspectos”, disse o juiz.
Sikêra Jr. foi contratado pela RedeTV! em 2019, após o jornalista fazer sucesso nas redes sociais e em programas policiais. Durante o período em que esteve na emissora, o comunicador enfrentou processos na Justiça por falas polêmicas. O Alerta Nacional deixou a grade de programação em abril, com médias de 0,5 pontos em São Paulo, a principal praça que serve como referência para o mercado publicitário para venda de anúncios. No auge do sucesso, a atração chegou a anotar índices de 1,5 ponto.