Afiliada da Globo no Paraná, a RPC TV deu um sermão em um telespectador que reclamou que a emissora estava deixando duas repórteres na chuva para fazer participações ao vivo nos telejornais locais. Durante a transmissão do noticioso Boa Noite Paraná – equivalente ao SP2 – na última terça-feira (17), a apresentadora Helen Anacleto leu um editorial que defendeu o trabalho dos profissionais do Jornalismo da empresa que enfrentam as fortes chuvas que atingem o estado para informar o público.
“Um absurdo deixarem os repórteres literalmente tomando chuva para fazer as tomadas ao vivo”, dizia mensagem enviada por um internauta. Após ler o recado, a comunicadora da Globo de Curitiba fez um esclarecimento sobre o trabalho da equipe na cobertura das chuvas que atingiram o estado do Paraná. “Há 8 dias que as nossas equipes estão onde a notícia se impõe. Em cada canto do estado. E nós estamos presencialmente, pessoalmente, olhando no olho de quem vive o desespero causados pelas fortes chuvas”, começou a âncora.
+ Após expediente na Globo, César Tralli aparece de terno e empinando pipa com a filha
+ Que fim levou? Milton Neves negocia renovação de contrato com a Band
“Mais do que ser voz, o jornalismo da RPC tem dado voz a pessoas que que há 8 dias estão vivendo com medo. São quase 6.500 pessoas que não sabem o que é dormir no próprio quarto, tomar um café com a família na própria cozinha, viver a rotina da vida na própria casa. Nós estamos bem próximos para ouvir e também para fiscalizar se o poder público tem feito tudo o que é possível para pelo menos diminuir o sofrimento dessas pessoas”, disse o texto do editorial da afiliada da Globo. A apresentadora Helen Anacleto prosseguiu com o esclarecimento no Boa Noite Paraná.
“Isso porque entendemos que o jornalismo de verdade se faz assim, perto das pessoas, não em posts de redes sociais, muito menos de dentro de gabinetes, mas caminhando assim, ó, literalmente lado a lado com quem sofre. Em momentos de tragédia, como os que o Paraná vive há 8 dias, nada, nada substitui a ação e a presença. Eu, como repórter, posso garantir para você que nenhuma condição do tempo é capaz de frear a nossa missão de informar e é assim, desse jeito, bem perto de você, que nós continuaremos trabalhando, nem que seja debaixo de chuva”, concluiu a nota da RPC TV.
De acordo com informações atualizadas pela Defesa Civil do Paraná, ao menos 80 municípios foram atingidos por temporais, vendavais e chuvas de granizo registradas no estado desde o dia 3 de outubro. Segundo dados oficiais, 109.894 pessoas foram afetadas, 12.569 permanecem desalojadas e 1.802 estão desabrigadas. Os municípios de União da Vitória, Rio Negro e São Mateus do Sul estão há dias sofrendo os efeitos das cheias de rios por causa dos temporais. Em União da Vitória, o Rio Iguaçu passou de 8 metros e continua subindo.
Assista ao vídeo do editorial da afiliada da Globo que achincalhou telespectador: