A Globo reuniu o mercado publicitário na noite de quinta-feira (19) para apresentar suas principais novidades de 2024. No evento Upfront Globo, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, o maior conglomerado de mídia da América Latina refletiu sobre as novas formas de consumo, a convergência das telas, as possibilidades da publicidade e os desafios de conseguir atenção em um ambiente cada vez mais pulverizado.
Para o ano que vem, a empresa pretende lançar quatro novos canais Fast (free ad supported streaming television ou TV grátis por streaming bancada por anunciantes, na tradução): Malhação, DPA (Detetives do Prédio Azul), Viva 70, com novelas dos anos 1970, e o Viva 80, com folhetins da década 1980. Atualmente, a companhia já conta com o Receitas e o GE, que estão disponíveis gratuitamente no Globoplay e na plataforma Samsung TV Plus, presente nos televisores conectados da marca.
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Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo, pontuou em apresentação que a eficiência da comunicação em um ambiente de atenção pulverizada não se limita mais apenas à exposição das marcas. “Hoje, o sucesso da boa comunicação está em encontrar os melhores espaços, desde que contextualizados ao conteúdo que o consumidor escolheu assistir. Na jornada de transformação da Globo, o Globoplay se tornou a casa dos nossos conteúdos no ambiente digital”, afirmou e executiva.
“Assim toda a força do nosso conteúdo, que já fala com muitos na TV de largo alcance, chegando a 76 milhões de pessoas por dia, está disponível também no digital, onde é possível falar diretamente com o consumidor que as marcas buscam, de maneira contextualizada ao conteúdo que ele escolheu assistir”, explicou ela. A diretora ainda comentou que, desde o início do ano, a Globo concluiu a expansão do sinal simulcasting da TV Globo no Globoplay para todo o país.
Crescimento da TV conectada faz Globo investir em canais exclusivos
Com a expansão do sinal ao vivo da Globo no Globoplay, a companhia anotou um crescimento de 60% no consumo da plataforma. Além disso, a rede explicou que as audiências das duas transmissões são complementares. “No broadcast, 48% da audiência da TV Globo é de pessoas até 49 anos. No streaming, esse número salta para 81%”, disse Manzar Feres. Por isso, a companhia decidiu investir nos novos canais temáticos.
A TV conectada está presente em 60% dos lares brasileiros e dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. “Esse cenário de conexão favorece a proposta de valor da Globo para o mercado: criar formatos que combinem a força do conteúdo da Globo com as possibilidades do digital”, detalha a emissora em comunicado. “Neste Upfront, apresentamos ao mercado o Binge Ads, formato perfeito para quem curte maratonar conteúdos no streaming, e lançamos 4 novos canais Fast. Eles se unem às soluções exclusivas que já tínhamos apresentado no evento do ano passado, o Globo DAI e o Pause Ads”, disse a diretora.