A Globo fechou um acordo milionário com o narrador Linhares Júnior, demitido em outubro de 2021, para encerrar um processo de assédio moral e trabalhista que ele movia contra a emissora desde abril deste ano. As conversas aconteceram de forma extrajudicial e foram levadas ao conhecimento do Judiciário em setembro. De acordo com informações divulgadas na última semana, os termos foram homologados na 9ª Vara do Trabalho da Justiça de São Paulo. Com isso, o processo foi arquivado definitivamente.
Os detalhes do acordo entre a Globo e Linhares Júnior foram adiantados pelo site F5, da Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, o conglomerado de mídia pagou aproximadamente R$ 1,1 milhão no acerto. No processo, o profissional pedia R$ 4,6 milhões. O narrador afirma que foi assediado moralmente pouco antes do desligamento, em outubro de 2021, ao ser chamado de “narrador ultrapassado” por um dos gestores do departamento de Esportes da rede da família Marinho.
+ Revelação da Globo, comentarista revela bastidores da carreira: “Um privilégio”
+ Luiz Alano se pronuncia pela primeira vez após ser rebaixado pelo SBT
Linhares Júnior disse que na época chegou a denunciar o assediador no setor de Compliance da Globo, mas que foi demitido pouco depois de oficializar a reclamação. Na ocasião, ao ser questionada, a emissora disse que demissão estava planejada meses antes. “O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento”, disse.
“A Globo não tolera comportamentos abusivos em suas equipes e incentiva que qualquer abuso seja denunciado. Neste sentido, mantém um canal aberto para denúncias de violação às regras do Código de Ética do Grupo Globo”, conclui a nota. Pelo acordo firmado entre as partes, eles não poderão mais falar publicamente sobre o assunto, sob pagamento de uma multa fixada previamente. O narrador Linhares Júnior trabalhou na Globo por 13 anos. Atualmente, ele atua na RIC TV, afiliada da Record no Paraná, e na Jovem Pan local, que também é de propriedade do Grupo RIC.