O SBT bateu o martelo e escolheu Abismo de Paixão (2012) para suceder Meu Pecado (2009) no bloco Novelas da Tarde. Em chamadas na programação, mas ainda sem divulgar a data de estreia, o canal de Silvio Santos já anuncia que o folhetim protagonizado por Angelique Boyer e David Zepeda vai entrar no lugar da trama estrelada por Maite Perroni e Eugenio Siller. Produzida pela Televisa e exibida originalmente no México pelo canal Las Estrellas, a novela terá sua terceira exibição no Brasil, onde já foi apresentada em 2016 e 2019.
+ Após processo da Record, dono de site proibidão faz apelo por ajuda: “Censura”
+ Ex-chefão da Globo ressuscita Chacrinha em novo programa de auditório
Abismo de Paixão é uma história baseada no original Cañaveral de Pasiones (1996), de Caridad Bravo Adams, que no Brasil também ganhou um remake feito pelo SBT com o título Canavial de Paixões, em 2003. A adaptação é assinada pelo escritor e roteirista Juan Carlos Alcalá, responsável por O Que a Vida me Roubou (2013), e produzida por Angelli Nesma Medina. Na primeira exibição, em 2016, a novela teve média geral de 8,4 pontos na Grande São Paulo, índice que o SBT não consegue com tramas mexicanas inéditas desde então.
A sinopse de Abismo de Paixão
Na novela, Augusto e Estefânia são os pais de Elisa. Com eles vive Carmem, irmã de Estefânia, que planeja fugir do povoado onde se passa a história com Rogério, marido de Almerinda e pai de Damião. Almerinda descobre o plano de fuga e alerta Augusto, fazendo-o acreditar que Estefânia e Rogério são amantes. Quando Estefânia descobre que a irmã e Rogério são amantes e estão prestes a fugir, ela tenta convencer Rogério de que sua família vem em primeiro lugar. No entanto, um grave acidente tira a vida dos dois e Carmem se aproveita da situação para fazer Augusto acreditar que sua esposa era infiel e assim poder conquistar seu amor.
Por despeito, Augusto se casa com Carmem, apesar de não estar apaixonado por ela. Já Almerinda não consegue controlar o ódio que sente por Estefânia e, para afastar o filho de sua melhor amiga, decide mandar Damião estudar na capital. Alguns anos depois, Damião retorna já adulto comprometido com Florência, que ele conheceu durante o tempo em que esteve estudando na Itália. Paolo, tio de Florência, fica encantado com a beleza de Eliza e, como não é correspondido, tenta violentá-la tendo Carmem como cúmplice. Damião chega a tempo de impedir a barbárie e salva Elisa.
Mais detalhes sobre a trama das Novelas da Tarde
Damião se apaixona pela amiga de infância e é correspondido, o que transforma Gael, seu amigo inseparável, em rival, pois Gael é apaixonado por Elisa desde que eram crianças. Atormentado pelos fantasmas do passado, Augusto não aceita o romance dos dois e ameaça matar Damião se os dois continuarem juntos. Assustada com as ameaças do pai e para salvar a vida do homem que ama, Elisa decide se casar com Gael apesar de saber que vai magoar sua melhor amiga, já que Paloma sempre foi apaixonada por Gael.
Quando Gael e Elisa estão no altar, Damião aparece e para surpresa de todos, sequestra a noiva. Gael segue seu ex-amigo e agora rival e briga com Damião. Para evitar uma tragédia, padre Guadalupe aparta a briga e revela aos rapazes que são meio irmãos, isto é, filhos do mesmo pai. A revelação deixa a todos perplexos. É descoberto então que era Carmem, e não Estefânia, quem ia fugir com Rogério e assim, Augusto permite o romance da filha com Damião.
Quem está no elenco da novela do SBT?
Além de Angelique Boyer e David Zepeda, o folhetim teve no elenco nomes como Mark Tacher, Alejandro Camacho, Raquel Olmedo, René Casados, Eugenia Cauduro, Francisco Gattorno, Alexis Ayala, Nailea Norvind, Eric Del Castillo, Ludwika Paleta, Blanca Guerra, Sabine Moussier, Salvador Zerboni, Altaír Jarabo, Sergio Mayer e Issabela Camil. No Brasil, a novela ganhou um tema em português. A música Sólo um Suspiro, de Oscar Cruz e Alejandra Orozco, teve uma versão chamada Como Um Suspiro interpretada pelo cantor Léo Nascimento, que foi descoberto pelo programa Domingo Legal.