Famoso pelo papel de Chandler Bing em Friends, Matthew Perry morreu neste sábado (28) aos 54 anos. De acordo com informações do TMZ, o ator foi encontrado desacordado em sua casa, em Los Angeles, com sinais de afogamento. Os socorristas da região foram chamados ao local para atender uma chamada de parada cardíaca, e acharam o corpo do artista dentro de uma banheira de hidromassagem. Segundo a polícia local, não há indícios de que o óbito possa estar relacionado a um crime.
O ator nasceu nos Estados Unidos e começou a carreira na série 240-Robert em 1979. Ele fez algumas participações em diversas atrações televisivas, até que recebeu a oportunidade de atuar em Friends como Chandler Bing, em 1994. Na trama, que se tornou uma das produções mais célebres da televisão americana, ele atuou como um processador de dados e odiava o trabalho até a nona temporada do seriado, quando finalmente teve a coragem de se demitir para trabalhar com publicidade — trabalho de que ele gostava de verdade.
A mais recente obra de Matthew Perry foi justamente o reencontro do elenco de Friends, produzido há dois anos. Em 2022, o artista lançou sua biografia e abriu o jogo sobre a sua luta contra as drogas, admitindo que chegou a ter apenas 2% de chances de sobrevivência. “Os médicos disseram à minha família que eu tinha 2% de chance de viver. Eu fui colocado em uma coisa chamada máquina de ECMO, que faz toda a respiração do seu coração e pulmões. E isso se chama Ave Maria. Ninguém sobrevive a isso”, relatou ele, em entrevista concedida para a revista People.
No bate-papo com a publicação, ele ainda falou sobre o processo de escrever o livro. “Eu tive que esperar até estar bem sóbrio — e longe da doença ativa do alcoolismo e do vício — para escrever tudo. E o principal era que eu tinha certeza de que isso ajudaria as pessoas”, revelou o ator, que ainda contou que durante as gravações de Friends permanecia estava na luta contra o álcool, e que em alguns momentos chegou a ficar sóbrio.
“Mas quando eu tinha 34 anos, eu estava realmente entrincheirado em muitos problemas. Mas houve anos em que eu estava sóbrio durante esse tempo. A nona temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinha em qual temporada eu fui indicado para melhor ator? Eu estava tipo, ‘Isso deve me dizer alguma coisa'”, relembrou. Matthew Perry ainda revelou que teve apoio dos seus colegas de elenco e que foram compreensivos e pacientes com ele durante o processo de recuperação.
“É como os pinguins. Os pinguins, na natureza, quando um está doente, ou quando está muito ferido, os outros pinguins o cercam e o sustentam. Eles andam em torno dele até que o pinguim possa andar sozinho. Isso é meio que o que o elenco fez por mim”, revelou o artista, que relatou que foi para a reabilitação 15 vezes ao longo dos anos, mas que garantia estar enfrentando uma melhor fase de sua vida naquele momento — a entrevista foi publicada em outubro de 2022.