Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
JORGE PONTUAL

Correspondente da GloboNews pede desculpas após fala polêmica em programa

Jorge Pontual durante participação no GloboNews Em Pauta
Jorge Pontual durante participação no GloboNews Em Pauta; jornalista pediu desculpas por comentário (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Jorge Pontual, correspondente da Globo em Nova York, usou seu perfil nas redes sociais para pedir desculpas após ser acusado de minimizar um ataque de Israel a um comboio de ambulâncias perto do maior hospital da Faixa de Gaza. No programa Em Pauta transmitido na GloboNews na sexta-feira (3), ele afirmou que disse o país comandado por Benjamin Netanyahu “tem o direito de atacar terroristas do Hamas”, além de “alvejar seus inimigos”. Ele ainda ironizou aqueles que acusam o estado israelense de praticar crimes de guerra.

“Saiu um comboio de ambulâncias do Hospital Shifa, no norte de Gaza, que segundo Israel embaixo desse hospital fica o centro de comando do Hamas, em túneis, saiu um comboio de ambulâncias levando feridos para o Egito. Israel já tinha avisado que se tivesse gente do Hamas nessas ambulâncias atacaria, e não deu outra. E aí foi aquela grita internacional: ‘Israel ataca hospital, Israel ataca ambulâncias, Israel cometeu mais um crime de guerra’, mas atacar combatentes, terroristas do Hamas, é um direito de Israel, se eles estavam na ambulância, infelizmente era isso que Israel tinha que fazer, alvejar esses seus inimigos”, analisou o jornalista.

+ Angélica relembra demissão conturbada da Globo e recusa aposentadoria precoce
+ Bruna Marquezine fala sobre greve dos atores e faz balanço de sua carreira internacional

Após a fala no canal de notícias, Jorge Pontual foi acusado nas redes sociais de relativizar a morte de civis em Gaza. Paulo Pimenta, ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, chamou o comentário do jornalista de “inaceitável, vergonhosa e assustadora”.

“Comentarista da GloboNews, Jorge Pontual vem se notabilizando por uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio. Uma coisa é condenar os atos terroristas, a morte e os sequestros de civis israelenses, outra é justificar a barbárie, o genocídio e a morte indiscriminada de milhares de crianças e inocentes palestinos. Neste momento, os que não levantam sua voz em defesa da paz e de um corredor humanitário são cúmplices do que está acontecendo e, sobretudo, contribuem para que não se encontre uma solução para paz”, afirmou o ministro.

Jorge Pontual se dirigiu diretamente às críticas de Paulo Pimenta. O contratado da Globo disse “admitir” não ter sido “feliz” em sua análise na GloboNews porque pareceu um “endosso” à morte de civis palestinos na Faixa de Gaza.

“Ao comentar o ataque a uma ambulância na Faixa de Gaza, minha intenção foi a de dar versão de Israel. Admito que não fui feliz, pois a muitos pareceu um endosso. Isso seria impossível, ninguém tem informações seguras sobre o que lá se passa. De certo, apenas um fato: os palestinos de Gaza vivem uma tragédia, com muitas perdas civis, que lamento profundamente. Peço desculpas por não ter deixado isso claro”, disse Pontual na ferramenta Stories de uma rede social de fotos e vídeos.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.