Helena Ranaldi viveu uma das personagens mais marcantes da carreira dela em Mulheres Apaixonadas (2003). A artista interpretou Raquel, uma professora de Educação Física, que sofre violência doméstica de Marcos (Dan Stulbach).
“É uma novela que eu tenho uma lembrança muito forte como um todo. É uma novela que aborda temas muito importantes, personagens que tem problema com bebida, a outra que maltrata os avós, tem vário temas diferentes. A minha personagem, que sofre a violência doméstica, teve uma função social muito bacana. Já valeu por isso. Acredito que hoje ainda esteja acontecendo isso, porque, infelizmente, é um tema que é muito atual”, contou a comunicadora em conversa com a Quem.
+ Vladimir Brichta abre o jogo e fala sobre ser substituto de Manoel Soares na Globo
+ Ana Maria Braga chora ao homenagear Tom Veiga, o Louro José, após três anos
A atriz de Mulheres Apaixonadas destacou o aumento das denúncias no período da novela e declarou que tem o desejo que as pessoas continuem sendo influenciadas a denunciar como era em 2003. “Na época, as pessoas que passavam por esse tipo de problema se identificavam. O número de denúncias aumentou muito. Então, eu desejo que o número de denúncias continuem aumentando nesse momento de reprise”, afirmou ela, que relatou que ainda recebe muitos comentários. “Sempre comentam: ‘Ai, estou te vendo! Que triste! Que raiva daquele homem! Tem sempre os mesmos comentários”, concluiu.
Segundo o Memória Globo, a ação de violência contra a mulher protagonizada por Helena Ranaldi foi apontada como a mais educativa da novela de Manoel Carlos, em uma enquete realizada pelo Instituto Qualibest. Após a denúncia feita pela personagem à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), a delegacia do Centro do Rio de Janeiro registrou um aumento de mais de 40% na denúncia de casos de violência doméstica sofrido por mulheres.