Responsável por grandes sucessos da dramaturgia da Record, Cristianne Fridman teve seu projeto de novela das nove recusado pela direção da Globo. De acordo com informações da coluna Play, do jornal O Globo, a história criada pela escritora iria acompanhar um casal que pertence a famílias rivais, além de retratar a guerra pelo domínio de territórios entre traficantes e milicianos. Ainda segundo a publicação, a autora agora irá trabalhar em um roteiro para a faixa das 19h, que atualmente vem passando por uma crise de audiência com a fuga de telespectadores.
Cristianne Fridman foi demitida pela Record no final do ano passado. No entando, de acordo com informações de Patricia Kogut, ela deixou um seriado pronto, não bíblico, nas mãos da direção. A escritora assinou a primeira trama solo em 2006 com a novela Bicho do Mato, folhetim que contava a história de Juba, um jovem criado no Pantanal que se vê obrigado a ir para cidade grande por conta do assassinato de seu pai.
Ela também escreveu Vidas em Jogo, que foi a primeira telenovela brasileira a ter uma personagem transexual na trama central. Vitória, Jezabel, Topíssima e Amor Sem Igual foram outros sucesso estritos pela autora. Cristianne Fridman não foi a única ex-Record que teve projeto recusado pela Globo recentemente. Vivian de Oliveira, responsável pela novela Os Dez Mandamentos (2015), teve a sinopse de um folhetim rejeitada pela emissora. De acordo com informações divulgadas, foi a segunda vez que a lider de audiência recusou uma trama da escritora.
No ano passado, a roteirista também enviou para análise da direção de dramaturgia do canal uma história que se passava no faroeste americano, que lembrava o fracasso histórico Bang Bang (2005), exibida na faixa das 19h.
Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, o novo argumento foi entregue por Vivian em setembro de 2022. Com título A Profecia, a trama falaria sobre a história de vida de uma médica-cirurgiã. Conforme a publicação, a Globo entendeu que o folhetim não era adequado para a faixa das seis no momento atual. Após a nova versão de Elas por Elas, está prevista para entrar no ar uma novela rural escrita por Mário Teixeira, autor de Mar do Sertão (2022).