Helena Ranaldi viveu uma das personagens mais marcantes da carreira dela em Mulheres Apaixonadas (2003). A artista interpretou Raquel, uma professora de Educação Física, que sofre violência doméstica de Marcos (Dan Stulbach). No decorrer da trama, a personagem engravida de um aluno, Fred (Pedro Furtado).
Em 2018, a comunicadora concedeu uma entrevista para o programa Mulheres, da TV Gazeta, e relembrou a cena da última agressão. “A cena era muito forte. Aquele tema da violência é uma coisa muito difícil. Graças a Deus é uma realidade muito distante da minha, mas quando você está criando personagem, você tem que entrar em contato com a emoção, o que desperta em você e é muito difícil”, contou.
A artista pontuou que era muito difícil de segurar uma crise de choro. “Lembro que quando a gente acabava as cenas, às vezes, eu tinha crises de choro. Tinha que ter um tempo para voltar. É como se você estivesse de fato vivenciando aquilo. É muito doloroso. Minha personagem era uma professora, uma mulher de classe média, esclarecida e, mesmo assim, teve dificuldades para sair daquela situação”, detalhou.
+ Luana Piovani solta o verbo contra nova música de Luísa Sonza: “Tenho ojeriza”
+ Celso Portiolli tritura Pipoca da Ivete e manda Globo para o terceiro lugar no ibope
“Acho que as pessoas tiveram uma identificação muito grande e ficavam penalizadas com aquela situação. Ficavam indignadas com toda razão. A minha personagem, que sofre a violência doméstica, teve uma função social muito bacana. Já valeu por isso. Acredito que hoje ainda esteja acontecendo isso, porque, infelizmente, é um tema que é muito atual. Na época, as pessoas que passavam por esse tipo de problema se identificavam. O número de denúncias aumentou muito. Então, eu desejo que o número de denúncias continuem aumentando nesse momento de reprise”, disse Helena Ranaldi em conversa com a Quem.