A atriz Gabriela Spanic, protagonista da novela A Usurpadora (1998), disse que foi vítima de abuso sexual por parte do ator Pablo Montero, conhecido no Brasil pelas novelas Abraça-me Muito Forte (2000) e Triunfo do Amor (2010), também exibidas no Brasil pelo SBT. Segundo a intérprete de Paola Bracho, o crime teria acontecido em 2021 durante participação dela no reality show La Casa de los Famosos, a versão mexicana do Big Brother que é produzida no México e transmitida nos Estados Unidos pela Telemundo.
Spanic fez a revelação no reality Secretos de Villanas, da Canela TV, uma versão de Mulheres Ricas (2012) com atrizes que viveram vilãs em folhetins. A famosa pontou que a emissora responsável pelo formato de confinamento tentou acobertar o escândalo na época, e ela desistiu de denunciar o caso às autoridades. “Resolvi abrir meu coração sobre uma situação que me fez sentir violada e que acontece com muitas mulheres. Quero agradecer aos meus ‘vilões’ por me ouvirem e dizerem a todas as mulheres para nunca calarem a boca!”, escreveu a atriz em uma rede social.
+ Protagonista de Renascer, Marcos Palmeira reflete sobre idade: “Vaga de idoso”
+ Jornalista da Globo diz que sonha com a guerra: “Não tem como sair da mente”
Gabriela Spanic disse que o ator Pablo Montero a trancou em um fumódromo do programa e apalpou seus seios enquanto tentava beijá-la à força. Depois, o colega de confinamento pediu desculpas, e a Telemundo teria a não expor a situação. “Lá dentro eu sofri um crime”, desabafou. “Quando é crime não tem carta de confidencialidade que seja válida, então pode ser contabilizado abuso sexual… E foi alguém que eu estimo muito e conheço há anos, e eu não tenho escrúpulos em dizê-lo, Pablo Montero”, continuou.
“Ele abriu a sala de fumantes para mim e, de repente, eu o vi assim [cara de surpresa olhando para cima] eu estava fumando meu cigarro, ele tirou de mim, caiu nos meus seios, ele começou a agarrar meus seios, ele me agarrou pelo braço, ele queria me beijar à força… Eu gritava: ‘Tirem-me daqui!’”, disse a intérprete de Paulina Martins. De acordo com a atriz Gabriela Spanic, ela tem todas as provas que incriminam o acusado do crime sexual.
“Aconteceu na Casa de los Famosos, é uma denúncia pública. Ele me pediu desculpa depois. Aconteceram muitas coisas que não valem a pena dizer, mas eu fui vítima de um abuso sexual lá dentro. Ele me apalpou”, disse novamente. Sei que isso é um crime, e passou pela minha cabeça denunciá-lo por isso, mas seria um trâmite judicial gigantesco, os advogados são caros, passam muitos anos até termos a decisão de fato”, concluiu Gabriela Spanic.